IA pode evitar colapsos nas redes elétricas mundiais

Listen to this article

A inteligência artificial tem sido utilizada em diversas áreas, desde o diagnóstico médico até o planejamento de cidades. Mas a IA também pode ser uma grande aliada em um setor considerado estratégico: o energético. A tecnologia consegue prever situações de colapsos no sistema elétrico, como no caso de falta de energia eólica ou solar para abastecimento. Além disso, é capaz de criar estratégias para melhor aproveitamento da energia ou até soluções emergenciais em momentos de crise.

IA pode resolver questões simples e até mais complexas

  • Existem diferentes níveis de inteligência artificial.
  • As mais simples estão presentes em serviços de delivery de lanches e pizzas, por exemplo.
  • E as mais complexas, como as que podem fazer estudar, aprender novos conteúdos e apresentar soluções de acordo com a demanda, são utilizadas para resolver questões mais complicadas.
  • É o caso dos sistemas elétricos, segundo informações do Jornal da USP.
IA pode trazer melhorias para o setor elétrico (Imagem: Photo smile/Shutterstock)

Uso da tecnologia no sistema elétrico

A análise de demanda e aprendizagem pode ser uma das principais relações entre a IA e o setor de energia elétrica. A tecnologia pode fazer proveito do extenso banco de dados existente e aprimorar questões ligadas ao setor elétrico

Um caso concreto acontece no Texas, nos Estados Unidos. Por lá, o sistema de energia elétrica aproveita, consideravelmente, das fontes de energias renováveis abundantes na região, como a energia solar e a eólica. Entretanto, elas são de difícil armazenamento, ou seja, atualmente não há como guardar a energia solar que sobra hoje para usarem daqui uma semana.

Dessa forma, a inteligência artificial é utilizada no gerenciamento desses recursos, ajudando a evitar desabastecimentos pontuais ou até problemas maiores no sistema energético.

Os pesquisadores desenvolveram uma forma de saber, com antecedência, uma condição de falta de energia eólica, solar, que pode levar o sistema ao colapso. Dessa forma, pode-se ver a energia que pode ser aproveitada ou armazená-la e utilizar no momento oportuno.

Fernando de Lima Caneppele, professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP em Pirassununga

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.