Inteligência Artificial da Bosch Protege Catedral de Aachen

Listen to this article

Desde o final de 2023, a inteligência artificial da Bosch tem salvaguardado a mundialmente famosa Catedral de Aachen, que tem mais de 1.200 anos.

O primeiro local Património Mundial da UNESCO na Alemanha foi equipado pela Bosch Building Technologies e pela empresa de engenharia que planeia uma solução de vídeo inteligente que o protege contra uma infinidade de ameaças potenciais.

Solução De Vídeo Inteligente

Os incêndios, em particular, podem ser devastadores para um edifício histórico de valor intangível inestimável e é precisamente por isso que a Catedral de Aachen optou pelo novo sistema, que pode detectar um perigo potencial de forma particularmente rápida: Mais de 50 câmaras Aviotec da Bosch em 16 salas utilizam análise de vídeo inteligente para detectar visualmente fumaça e chamas diretamente em sua origem.

Devido aos algoritmos de IA, as câmeras de vídeo também podem diferenciar, por exemplo, a luz de uma vela de um incêndio em desenvolvimento. Isto reduz substancialmente a probabilidade de alarmes falsos. Assim, as câmeras respondem muito mais cedo do que os detectores de incêndio convencionais montados no teto, que exigem que a fumaça suba até elas.

Detecção De Fogo

“ Estamos orgulhosos deste projeto único a nível mundial na Catedral de Aachen ”, afirma o Dr. Marcus Nadenau, Diretor do negócio europeu de integração de sistemas de Energia e Soluções de Construção da Bosch Building Technologies.

” A Aviotec oferece uma vantagem de velocidade inestimável na detecção de incêndio, especialmente em edifícios com layouts complexos e tetos altos “, acrescenta o Dr. Nadenau.

 

Catedral de Aachen

Video Vigilância

O mestre construtor da catedral, Dr. Jan Richarz, que assumiu o projeto de seu antecessor Helmut Maintz, enfatiza a importância desta tecnologia para a proteção da Catedral de Aachen, apoiada pela Karlsverein / Associação de Construção da Catedral e pelo estado da Renânia do Norte-Vestfália, ” Com esta solução de videovigilância, Aachen é líder global .”

” Ele protege nosso patrimônio mundial de maneira tão confiável e inovadora quanto convém ao seu significado histórico, religioso e cultural. Estou muito satisfeito com o resultado e com a parceria colaborativa “, diz o Dr. Richarz.

IA Protege Tesouros De Valor Imensurável

Aviotec dispara o alarme se alguém entrar nas zonas virtuais de exclusão em torno de exposições individuais

A Aviotec protege principalmente o interior da catedral com suas valiosas relíquias e obras de arte únicas, admiradas por mais de um milhão de visitantes anualmente.

A solução de vídeo garante que os visitantes possam chegar o mais perto possível dos muitos tesouros sem colocá-los em perigo: a Aviotec dá o alarme se alguém entrar nas zonas de exclusão virtuais em torno de exposições individuais. 

Vigilância Diurna E Noturna

Durante o dia, protege a catedral de vandalismo e roubo, e à noite de arrombamentos.

Graças à Aviotec, os fluxos de visitantes podem agora ser geridos de forma muito mais eficiente, uma vez que apenas um número limitado de pessoas pode entrar na catedral ao mesmo tempo: a anteriormente laboriosa contagem manual de visitantes é agora realizada pela solução de vídeo.

Protegendo Juntos Um Edifício Importante

A Bosch Building Technologies, em colaboração com a empresa de engenharia, planejou, desenvolveu e implementou a solução de vídeo abrangente para a catedral. Cada passo foi coordenado de perto com o Cathedral Construction Lodge, cuja tarefa desafiadora é preservar a catedral e seus tesouros para o futuro. 

” A Aviotec da Bosch oferece detecção precoce de incêndio e funções de segurança por vídeo em um único sistema, atendendo perfeitamente às necessidades especiais de proteção deste edifício sagrado “, afirma Ralf Wolters, da empresa de planejamento de engenharia.

“ A tecnologia de ponta encontra tesouros centenários. Essa combinação me empolgou ”, afirma o engenheiro.

Sistema Integrado De Alarme De Incêndio

Um monitor mostra imagens ao vivo dos bombeiros que chegam da catedral e os informa sobre a localização exata

Uma vantagem da solução Aachen é a sua estreita integração com o corpo de bombeiros local: assim que uma das câmaras Aviotec detecta um incêndio em desenvolvimento, o corpo de bombeiros profissional de Aachen é informado através do sistema de alarme de incêndio integrado normativamente.

Um monitor mostra imagens ao vivo da catedral aos bombeiros que chegam e informa sobre o local exato onde o perigo foi detectado.

Isso economiza um tempo valioso. Devido ao alto padrão Aviotec, o corpo de bombeiros permitiu que a solução fosse conectada aos seus sistemas como um detector especial. Sendo o primeiro sistema do mundo para detecção de incêndio baseado em vídeo, a Aviotec foi certificada pela VdS em 2017.

Estreita Coordenação Com A Conservação Do Património

Para determinar a posição ideal de cada câmera dentro do edifício, inicialmente foram criadas plantas digitais, seguidas de uma elaborada simulação 3D. A conservação do património foi envolvida desde o início, permitindo que o sistema de vídeo se misturasse quase invisivelmente com o conjunto existente.

Durante a fase de instalação, mais de 30 artesãos trabalharam na catedral, implementando em coordenação a eletricidade, a iluminação e a nova solução de vídeo. Para toda a equipa foi uma experiência especial trabalhar num local Património Mundial da UNESCO.

 

 

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.