Amazon desiste de sistema de câmeras em loja sem atendentes nem filas

Listen to this article

A Amazon anunciou o fim do uso de um sofisticado sistema de câmeras nas lojas da rede Amazon Go, cujo chamariz é a inexistência de atendentes humanos e a promessa de nenhuma fila. O projeto começou a rodar nos Estados Unidos há sete anos. De lá para cá, consumidores puderam visitar os mercadinhos e mercearias munidos apenas de um celular aberto no aplicativo oficial da Amazon.

A tecnologia batizada de Just Walk Out prometia mais conveniência e facilidade para a vida dos clientes. Bastava se autenticar, pegar os itens nas prateleiras e sair da loja. A conta chegava por email em alguns minutos.

Como funciona a tecnologia do Just Walk Out

O Just Walk Out dependia de centenas de câmeras de monitoramento no teto da loja. Elas apontavam para todas as direções e conseguiam detectar quais produtos estavam (ou não) na cesta de compras.

Eu cheguei a visitar estabelecimentos assim em San Francisco e Seattle, a cidade-sede da Amazon. Era impressionante o tanto de dispositivos eletrônicos pretos acompanhando cada movimento. Havia ainda espécies de roteadores, cuja funcionalidade eu jamais desvendei.

Ao mesmo tempo em que impressionava, também tinha um quê de 1984, a obra literária de George Orwell em que o vigilantismo é retratado em sua forma mais bruta.

Apesar dos avanços feitos pela Amazon, há relatos de que funcionários ainda precisavam revisar um percentual relevante das imagens para averiguar se realmente o consumidor havia levado o produto para casa. Ou seja, não era tão automatizado conforme a gigante americana tentava divulgar.

O que ficará no lugar

Carrinho de supermercado
Dash Cart tem câmeras, sensores e balança (Imagem: Divulgação/Amazon)

As lojas Amazon Go e Amazon Fresh ainda terão a proposta da facilidade no momento da compra. A Amazon optou por usar um carrinho de compras altamente tecnológico. O chamado Dash Cart tem câmeras e sensores que sabem exatamente qual produto foi selecionado pelo usuário e posicionado em seu interior.

Este carrinho traz uma tela para acompanhamento da compra em tempo real. Conta ainda com uma balança para pesar alimentos e produtos a granel, como frutas. O usuário ainda precisa informar qual foi o alimento escolhido.

Tela no carrinho Dash Cart
Tela no carrinho Dash Cart, da Amazon (Imagem: Divulgação/Amazon)

Gizmodo ressalta que o carrinho não é dos maiores: comporta no máximo duas sacolas de compra. Ele é destinado àquelas aquisições rápidas do dia a dia, e provavelmente não funcionaria bem para compras para muitas semanas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.