Seagate demonstra gravação magnética 3D para HDDs com mais de 120 TB

Listen to this article

Os times de pesquisa da NIMS, Seagate Technology e da Universidade de Tohoku realizaram uma demonstração da viabilidade da tecnologia de gravação HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording) em mídia granular de duas camadas.

A promessa é que o HAMR auxilie no acréscimo da densidade de área e capacidade do HDD ao menos em duas vezes em comparação aos padrões atuais – com gravação em PMR. As mídias HDD de camada dupla, que gravam dados de forma empilhada, também é promissora por dobrar a capacidade dos HAMR atuais.

Divulgação

Apesar do conceito de gravação magnética multi-níveis para HDs existir há algum tempo, sua aplicação prática não era possível pela ausência de mídia compatível que pudesse armazenar dados em vários níveis. E é neste aspecto que os pesquisadores da Seagate, NIMS e da Universidade de Tohoku investiram na demonstração.

O projeto em conjunto da Seagate

Eles criaram um novo tipo de mídia granular, composta de duas FePt-C nanogranulares separadas por uma camada Ru-C em estrutura de cristal cúbico. Com isto, é possível a gravação magnética separada em cada camada do HDD, através de diferentes campos magnéticos e temperaturas utilizadas.

A equipe ajustou o laser e os campos magnéticos durante o processo de escrita, fazendo com que as duas camadas FePT pudessem ser gravadas de forma independente e potencialmente dobrando a densidade da área e capacidade do dispositivo – sem fazer mudanças significativas no material da camada magnética.

Divulgação

Como resultado dos testes, os pesquisadores da Seagate, NIMS e da Universidade de Tohoku revelaram que as medições magnéticas e simulações feitas da gravação HAMR apontam que uma mídia pode dar suporte até a três níveis – podendo alcançar até quatro níveis de gravação em determinados casos.

O material dos HDDs

Os HDDs baseados em HAMR comuns usam pratos de vidro, cobertos com um filme magnético – como é o caso dos FePt (feito de liga de platina de ferro). Eles podem ser gravados quando o filme é aquecido com laser para a temperatura Curie e a sua propriedade magnética é reduzida.

As mídias granulares de duas camadas feitas pela Seagate e pelos demais pesquisadores consiste em dois filmes sendo gravados com diferentes temperaturas Curie e anisotropias magnetocristalinas. De acordo com a pesquisa, ela pode habilitar densidade de gravação de até 10 Tbit/in^2 – trazendo até 10 pratos de HDDs com 120 TB de capacidade até 2030.

Divulgação

Tecnologia que ainda deve levar um tempo

Como é visto acima, apesar dos avanços, isso não significa que a Seagate ou qualquer outro fabricante começará a trabalhar nesta tecnologia de forma imediata.

Os estudos apontam como o processo é feito em laboratório, mas executá-lo em escala industrial para grandes produções demanda tempo e investimentos – que vão desde a produção das mídias granulares até a compra de máquinas que possam realizar este tipo de gravação. Ou seja, não espere para ver estes HDDs no mercado tão cedo.

 

 

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.