Axis apresenta a primeira câmera termográfica resistente a explosões do mundo

Listen to this article

Axis também anuncia primeiro alto-falante tipo corneta de rede com proteção contra explosões para a Zona/Divisão 1.

A Axis Communications lança a primeira câmera termométrica com proteção contra explosões do mundo, projetada e certificada especificamente para uso em locais perigosos da Zona e Divisão 2. A nova câmera permite o monitoramento remoto da temperatura para otimizar a eficiência operacional, com uma faixa de detecção que pode se estender para locais perigosos da Zona e Divisão 1.

A Axis também anuncia o próximo lançamento de seu primeiro alto-falante tipo corneta de rede protegido contra explosões, certificado para uso em locais perigosos da Zona e Divisão 1. O novo alto-falante amplia as aplicações de saúde e aumenta a segurança, a eficiência operacional e a proteção em todas as áreas da Zona/Divisão 1 e 2 com alertas automáticos por meio da integração da câmera de rede.

A nova câmera termométrica e o alto-falante tipo corneta foram projetados e fabricados pela Axis para atender aos padrões internacionais de proteção contra explosões.

Os novos produtos seguem o lançamento da Axis da primeira câmera protegida contra explosões do mundo, projetada especificamente para locais perigosos da Zona e Divisão 2, e mostram o compromisso de expandir sua oferta de proteções contra explosões para atender ainda mais às necessidades dos clientes.

Câmera térmica protegida contra explosões AXIS Q1961-XTE

O lançamento da AXIS Q1961-XTE, a primeira câmera termométrica do mundo especificamente projetada e certificada para a Zona e Divisão 2, torna o monitoramento de temperatura mais acessível a áreas perigosas da Zona 2/21 e Classe I/II/III da Divisão 2. Até agora, apenas câmeras termométricas da Zona e Divisão 1 estavam disponíveis, tornando o monitoramento remoto da temperatura em áreas de risco proibitivo, em termos de custo, para muitas áreas da Zona/Divisão 2.

A AXIS Q1961-XTE também tem o potencial de monitorar a temperatura dentro de locais perigosos da Zona/Divisão 1, mesmo quando instalada em uma área da Zona/Divisão 2, como resultado da faixa de detecção de temperatura efetiva da câmera. Essa capacidade pode diminuir os custos de hardware para locais que atualmente dependem de câmeras termométricas certificadas para a Zona/Divisão 1.

O monitoramento remoto da temperatura e a capacidade de alerta automatizado da câmera melhoram a eficiência operacional, indicando aviso antecipado de superaquecimento do equipamento. Essa solução também aumenta a velocidade e a eficácia da resposta em comparação com o uso de um dispositivo portátil, que depende da observação manual de um ponto específico em um momento específico. Tornando essa capacidade acessível a áreas de risco da Zona/Divisão 2, os processos operacionais dentro de infraestruturas críticas e ambientes industriais, como gerenciamento e reciclagem de resíduos, podem ser otimizados e tornados mais seguros.

Em comparação com os sensores de termômetro estático, a nova câmera termométrica da Axis disponibiliza leituras de temperatura em uma ampla área, fornecendo dados abrangentes sobre a integridade da máquina ou da aplicação. A AXIS Q1961-XTE também pode monitorar a temperatura de máquinas rotativas, como esteiras transportadoras, e seus algoritmos de alerta ignoram falsos alarmes, como emissões de exaustão de veículos.

As leituras de temperatura das diferentes zonas monitoradas estão disponíveis em um fluxo de metadados, fornecendo acesso a estatísticas de temperatura ao longo do tempo, que permitem o monitoramento de tendências. Isso pode otimizar a eficiência operacional, permitindo a manutenção preventiva em reação a sinais precoces de variações de temperatura, fora de um desvio aceitável, minimizando o potencial de tempo de paralisação não planejado. Operando como um sensor de temperatura, a câmera também pode maximizar a eficiência do processo fornecendo dados de temperatura em tempo real a um sistema de controle de processo.

A câmera térmica protegida contra explosões AXIS Q1961-XTE pode monitorar remotamente temperaturas na faixa de -40 °C a 350 °C (-40 °F a 660 °F). A câmera fornece alertas automáticos se a temperatura exceder ou cair abaixo de um limite definido e pode enviar uma notificação se a temperatura aumentar ou diminuir muito rapidamente. A AXIS Q1961-XTE apresenta 10 áreas de detecção configuráveis com alertas automáticos e leituras de temperatura pontuais podem ser feitas em qualquer lugar dentro do campo de visão da câmera, para identificar temperaturas exatas em áreas específicas.

O sensor de imagem da câmera é um microbolômetro não resfriado com 384×288 pixels, com um tamanho de pixel de 17 μm na faixa espectral de 8-14 μm. A lente termalizada apresenta um campo de visão horizontal de 55° e uma distância focal de F1.18. A AXIS Q1961-XTE oferece uma precisão térmica de ±5 °C (±9 °F) abaixo de 120 °C (248 °F) e ±15% acima de 120 °C (248 °F).

Para proteger informações confidenciais e ajudar a evitar o acesso não autorizado, a AXIS Q1961-XTE oferece o AXIS Edge Vault. Esta plataforma baseada em hardware protege a integridade dos dispositivos Axis de fábrica e permite a execução de operações seguras baseadas em chaves criptográficas.

Assim como a câmera protegida contra explosão AXIS P1468-XLE, a primeira câmera protegida contra explosões do mundo projetada especificamente para locais perigosos da Zona e Divisão 2, a nova câmera termométrica da Axis inclui proteções elétricas contra arcos, faíscas e superaquecimento, componentes plásticos com propriedades retardantes de fogo aprimoradas, bem como conexões de cabos seguras.

Alto-falante tipo corneta de rede protegido contra explosões AXIS XC1311

O alto-falante tipo corneta de rede protegido contra explosões AXIS XC1311, certificado para áreas de risco, incluindo a Classe I, Divisão 1, Grupos A, B, C, D e Zona 1 IIC, Zona 21 IIIC, permite transmitir mensagens de voz ao vivo, agendadas e acionadas por evento. O áudio de rede otimiza as aplicações de saúde e segurança, a eficiência operacional, bem como a segurança, tornando possíveis alertas de áudio automáticos por meio da integração da câmera de rede.

O alto-falante tipo corneta de rede melhora a velocidade e a eficácia dos avisos sonoros em áreas de risco, em conjunto com câmeras de rede equipadas com análises, que oferecem monitoramento remoto e alertas automatizados.

Acionado por uma câmera equipada com análises, o alto-falante tipo corneta de rede protegido contra explosões AXIS XC1311 pode transmitir avisos de áudio sobre detecção de fumaça e mudanças de temperatura como precursores de um risco de incêndio. Além disso, o novo alto-falante tipo corneta pode emitir lembretes pré-gravados para usar equipamento de proteção individual, como capacetes, quando sua ausência for detectada. O dispositivo de áudio também melhora a segurança em áreas perigosas, alertando o pessoal ou intrusos sobre o acesso não autorizado ao local.

O alto-falante tipo corneta pode transmitir mensagens como alertas meteorológicos severos em tempo real e também pode ser operado manualmente, emitindo instruções ao vivo e mensagens de áudio individuais para áreas específicas do local.

O alto-falante tipo corneta de rede protegido contra explosão AXIS XC1311 fornece mensagens de áudio com alto volume e clareza, mesmo em ambientes com nível de ruído elevado. Isso é obtido com o processamento de sinal digital pré-configurado que fornece áudio claro, combinado com um amplificador de Classe D de 7 W integrado, fornecendo um nível máximo de pressão sonora de > 110 dB a 1 m.

Com um simples software de gerenciamento de áudio pré-instalado, o AXIS Audio Manager Edge permite o gerenciamento de conteúdo, incluindo o agendamento de mensagens, bem como a priorização de conteúdo para garantir que mensagens urgentes interrompam as programadas. Com o gerenciamento de zonas, até 200 alto-falantes podem ser divididos em 20 zonas, e o software incluído também permite o gerenciamento remoto, incluindo monitoramento e testes de integridade do sistema.

Com um único cabo para energia e conectividade, o alto-falante tipo corneta de rede da Axis é significativamente mais rápido de instalar, configurar e gerenciar em comparação a um sistema analógico. Essa abordagem reduz o custo total de propriedade minimizando o tempo de inatividade necessário para a instalação. Sem a necessidade do sistema redundante de um sistema analógico e de hardware ou software adicional, o alto-falante tipo corneta digital é um dispositivo autônomo multifuncional que também reduz o custo de investimento inicial.

Para otimizar a segurança cibernética, o AXIS XC1311 também apresenta o AXIS Edge Vault para evitar acesso não autorizado.

O design à prova de explosões do alto-falante tipo corneta é realizado pelo encapsulamento do sistema eletrônico e conexões elétricas, dentro de uma câmara de alumínio. Assim como as câmeras protegidas contra explosões da Axis, o design e a fabricação conforme os padrões de proteção contra explosões também exigem rastreabilidade total de todos os componentes críticos por 10 anos.

 

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.