Tendências de tecnologia de vigilância por vídeo para 2025: uma comparação
2025 começou de novo, e muitas empresas de segurança anunciaram suas previsões de tendências para 2025. Então, o que essas empresas dizem que serão as principais tendências de vigilância por vídeo neste ano, e como elas se comparam? Este artigo analisa mais de perto.
Visão de Hanwha
A inteligência artificial, em particular a IA generativa, é um tema comum nas previsões de tendências das empresas para 2025. A Hanwha Vision , por exemplo, cita que entramos na era da IA generativa em vigilância por vídeo, onde a IA generativa se transformará de uma mera ferramenta semelhante a um assistente, ajudando os usuários a recuperar filmagens de vídeo, para câmeras de IA de ponta, sendo agentes de IA inteligentes capazes de entender e avaliar situações de forma independente, gerando eventos e fornecendo alertas em tempo real.
A Hanwha Vision também nomeia a ascensão de ecossistemas de IA colaborativa como uma tendência a ser observada, pois os dias de empresas individuais competindo para desenvolver suas próprias tecnologias de IA proprietárias estão desaparecendo e dando lugar à expansão de ecossistemas de IA por meio da abertura e colaboração, tudo o que pode contribuir para a competitividade do mercado, escalabilidade ilimitada e inovação rápida no mercado de vigilância por vídeo.
Além disso, a Hanwha Vision cita o aproveitamento do poder da nuvem e dos dados como outra tendência, onde a demanda por migração para a nuvem em 2025 deve acelerar em setores intensivos em dados, à medida que a IA e as tecnologias de nuvem se tornam cada vez mais cruciais para obter uma vantagem competitiva.
Comunicações do Eixo
Semelhante à Hanwha Vision, a Axis Communications identifica a evolução da IA juntamente com a eficiência da IA como uma tendência importante, parte da qual é um rápido amadurecimento das tecnologias de IA generativas que agora têm aplicações reais no setor de segurança. A Axis observa que os modelos de IA generativa são grandes e exigem muito poder de computação para serem executados, e muito esforço está sendo feito para reduzir o tamanho dos modelos, mantendo a qualidade dos resultados.
Também como a Hanwha Vision, a Axis menciona a nuvem como uma tendência, especialmente a nuvem híbrida que a empresa diz construir a base para a liberdade de escolha , onde uma combinação de tecnologias de ponta, nuvem e no local pode fornecer uma solução de sistema total ideal.
Além disso, a Axis menciona a tendência interessante de um “renascimento” da qualidade de imagem em vigilância por vídeo, onde imagens de resolução mais alta levarão a melhores resultados graças aos avanços em análise e IA. Também sob essa tendência, o reconhecimento de objetos será mais preciso e dados mais detalhados serão criados.
Hikvision
Ecoando a Hanwha Vision e a Axis, a Hikvision cita a IA como uma tendência, em particular a AIoT (IA e IoT), que a Hikvision diz que traz a digitalização à vida em diversas aplicações industriais . A empresa cita o varejo como exemplo, onde os dispositivos AIoT agora fornecem dados valiosos, como tráfego de pedestres, comprimentos de filas e densidade de área para evitar a prevenção de perdas e ajudar os varejistas a manter uma vantagem competitiva. A Hikvision também menciona a IA generativa, onde grandes modelos multimodais que integram texto com dados visuais tornam muito mais simples pesquisar e interagir com informações, como quando as pessoas estão localizando um pacote específico em um centro de logística.
Semelhante à Hanwha Vision, a Hikvision menciona uma mudança significativa em direção a ecossistemas abertos e colaborativos . Ela diz que, à medida que a demanda por soluções AIoT personalizadas em vários cenários industriais aumentou, nenhuma empresa pode atender a todas as demandas do usuário por conta própria; um ambiente colaborativo ajuda os desenvolvedores e integradores a criar soluções AIoT flexíveis e eficazes.
A Hikvision também cita a tendência interessante de tecnologias de percepção que se adaptam a ambientes e necessidades situacionais variados , onde a segurança por vídeo vai além da luz visível para incluir imagens térmicas, radar de ondas milimétricas, raios X e áudio, cada um dos quais pode desempenhar um papel eficaz em diferentes cenários de vigilância e complementar bem as câmeras de luz visível.
Genetec
A Genetec cita IA e nuvem híbrida como duas tendências principais, ecoando as outras empresas. Em termos de IA, a Genetec coloca um foco particular em benefícios orientados a resultados , que incluem automatizar a detecção de eventos por meio de análise de vídeo e agilizar o despacho de resposta a emergências. Ao filtrar e classificar eventos para avaliação humana e identificar melhorias de processo, a Genetec observa que a automação inteligente pode transformar a sobrecarga de dados em inteligência acionável. Quanto à nuvem híbrida, a Genetec prevê uma adoção maior, pois os tomadores de decisão desejam modernizar seus sistemas de controle de vídeo ou acesso sem descartar seus investimentos existentes, e aqueles com implantações totalmente na nuvem também podem querer otimizar os custos de processamento e armazenamento de dados usando infraestrutura local.
A Genetec também menciona que as organizações priorizarão a privacidade de dados , dado que o custo médio global de uma violação de dados atingiu US$ 4,88 milhões em 2024, e 67% das organizações foram impactadas por regulamentações do setor como NIS2, CCPA/CPRA e GDPR no ano passado – isso levará as organizações a investir em proteção de dados e conformidade do setor. Além disso, a Genetec enfatiza que a colaboração entre equipes ganhará força em meio às dificuldades de contratação em 2025, e as ferramentas de análise e visualização de dados que melhoram a colaboração entre as equipes ganharão popularidade.
João Marcelo de Assis Peres
joao.marcelo@guiadocftv.com.br
GuiadoCFTV
Acesse nosso canal de notícias: siga o canal “GuiadoCFTV – Tecnologia, Videomonitoramento e Redes” no WhatsApp
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br