Imagens do SIM são utilizadas como provas em processos criminais

Listen to this article

As imagens gravadas em Santos pelas câmeras do Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM), instalado pela Prefeitura, estão sendo utilizadas como provas em processos criminais. Isso porque, a tecnologia do programa utilizado na gravação — que ganha uma marca d´água à prova de fraudes — garante a autenticidade das imagens por meio de um certificador, impedindo eventuais cortes, montagens ou edições. Conforme a Secretaria Municipal de Segurança, desde a inauguração do SIM, há cinco meses, o Poder Judiciário e as Polícias Militar e Civil já solicitaram cópias de 20 diferentes ocorrências.

O secretário municipal de Segurança, Renato Perrenoud, explica que o dispositivo anti-fraude representa um grande avanço no combate à criminalidade, sendo que Santos é o único município da Baixada Santista que o utiliza. “Como não há a possibilidade de edição das imagens, os infratores ficam impedidos de alegar que houve montagem. Muitas vezes, a câmera registra a ocorrência, mas antes da abordagem policial, o autor consegue se livrar da prova, que pode ser uma arma ou drogas. Com a seqüência de imagens gravadas, é possível comprovar o ato ilícito, caracterizando o flagrante”, informou.

O SIM também já auxiliou as polícias Civil e Militar na detenção de criminosos foragidos que cometiam delitos registrados pelas câmeras. Ao serem detidos, foram identificados e encaminhados à Justiça. Os autores de furtos, roubos e atos de violência e vandalismo também foram encaminhados às delegacias.

Inaugurado em dezembro de 2006, o sistema dispõe de 25 câmeras instaladas na orla e no Centro e de uma unidade móvel, que capta imagens em eventos externos e locais de concentração de público. São equipamentos de alta resolução, totalmente blindados, que alcançam até 800 metros de distância, girando horizontalmente a 360 graus e verticalmente a 180 graus.

Na Central de Monitoramento, guardas municipais, guardiões-cidadãos, agentes da CET e policiais militares se revezam 24 horas diante de 18 telas e acionam as equipes de rua cada vez que um problema é identificado.

– Cobertura ampliada:

O SIM vai ganhar mais cinco câmeras no Distrito Industrial da Alemoa. Com isso, será possível monitorar não apenas a área das empresas ali instaladas, como também a ligação rodoviária de Santos com o Sistema Anchieta-Imigrantes, registrando imagens de veículos ocupados por criminosos em fuga. Além de ser mais um apoio ao trabalho das polícias, a ampliação do sistema vai fechar a cobertura dos pontos de entrada da Cidade, uma vez que a ligação com Guarujá, via balsa, e a Divisa com São Vicente, na praia do José Menino, já são alcançada pelo SIM.

A expansão para a Alemoa está sendo viabilizada por meio de um convênio da Prefeitura com a Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), que possibilitará a expansão do SIM para a Alemoa Industrial. Serão instalados mais 7 Km de rede de fibra óptica na Infovia. Na Zona Leste, o projeto foi realizado em parceria com o Banco do Brasil, sempre com o apoio da CPFL, que liberou seus dutos para a passagem da rede.

A Prefeitura vem mantendo contato ainda com a Codesp e a Ecovias para ampliar a cobertura do monitoramento em áreas de movimentação de carga, o que garantirá maior segurança aos setores que atuam com transportes e comércio exterior.

Fonte: http://www.clicklitoral.com.br/04620.html

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.