Licitação de Sistema de Transito e CFTV em Fortaleza

Listen to this article

A abertura das propostas referentes à licitação pública internacional 001/2007 para os lotes um e dois do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) aconteceu ontem. O processo de licitação começou no dia 29 de agosto deste ano.

As propostas estão em fase de avaliação. O prazo máximo para esta etapa é de 15 dias. Após, as empresas terão mais dez dias para se manifestarem. Findo o prazo, será feita a abertura pública dos preços.

No primeiro lote licitado serão trabalhados 17,4 km de vias no corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales com a construção de 4,8 km de ciclovias. Estão previstos também 45 pontos de parada de ônibus, instalação de 35 semáforos Ctafor e três câmeras CFTV.

De acordo com o processo licitatório, serão construídos, no primeiro lote, sete passarelas integradas com pontos de parada, além de túneis nas avenidas Engenheiro Santana Júnior com Padre Antônio Tomás; e Humberto Monte com Bezerra de Menezes. Será construído um viaduto entre as avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales.

Neste mesmo lote de obras, serão ampliados e humanizados os terminais de ônibus de Antônio Bezerra e do Papicu.

Para o segundo lote, cujas obras estarão sendo realizadas simultaneamente às do primeiro, estão previstos 14 km de alargamentos viários e construção de ciclovias nas seguintes ruas e avenidas: Sargento Hermínio, Padre Pedro de Alencar, Lauro Vieira Chaves, José Façanha, Desembargador Praxedes e Dr. Theberge.

Além disso, serão restaurados mais 23 km viários nas seguintes vias: Avenida Visconde do Rio Branco, ruas Capitão Gustavo, Ildefonso Albano, João Cordeiro, Monsenhor Dantas, São Paulo, Barão do Rio Branco. Também serão contempladas com melhoramentos as avenidas Duque de Caxias, Jovita Feitosa, 13 de Maio, Pontes Vieira, Luciano Carneiro, Humberto Monte e Costa Barros.

O engenheiro coordenador do Transfor, Daniel Lustosa, e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Infra-estrutura, Luciano Feijão, estiveram presentes na abertura das propostas de licitação do primeiro e segundo lotes.

Investimento

De acordo com Lustosa, a meta é de que até o fim do ano todo o processo de licitação esteja concluído. “No início do próximo ano, se tudo ocorrer dentro dos prazos, começaremos as obras”, previu o coordenador do Transfor. O total do investimento é da ordem de US$ 142 milhões, sendo US$ 85,2 milhões resultado de contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e U 56,8 milhões de contrapartida do Município.

O projeto é uma ação da Prefeitura de Fortaleza que compreenderá a execução de diversas obras civis e viárias, privilegiando o transporte público coletivo e trazendo benefícios para o trânsito.

Origem: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=479140

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.