Novas câmeras em Vitória

Listen to this article

A Prefeitura de Vitória vai colocar em operação até o início da próxima semana, mais duas câmeras de CFTV.

Uma será instalada na Arena de Camburi e a outra na Curva da Jurema. Também está em fase final de teste a da Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro. Com mais uma câmera que está sendo adquirida, Vitória contará, até o final do ano, com seis pontos de grande circulação de pessoas monitorados 24 horas por dia.

As outras duas câmaras foram instaladas no final do mês passado, na Vila Rubim e na Avenida Princesa Isabel e estão em pleno funcionamento. Para aumentar a segurança de turistas e moradores, a câmera que foi instalada na Reta da Penha, em dezembro, foi transferida para a Curva da Jurema e a que monitorou a festa de Réveillon, em Camburi, foi deslocada para a Arena, onde se realizam shows musicais e competições esportivas até 1º de fevereiro.

A instalação e operação das câmeras integra o Projeto de Viodeomonitoramento, desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado. Pelo convênio, o Estado também vai instalar seis câmaras na cidade, mas ainda não estão definidos os pontos e os prazos.

“Este é um projeto piloto. A Prefeitura de Vitória pretende ampliar o sistema gradativamente, de forma responsável”, explicou o subsecretário da Guarda Civil, coronel PM José Gomes Rodrigues. Segundo ele, a instalação de novas câmeras deve contemplar as entradas e saídas do município e as principais vias de trânsito.

Monitoramento

O Videomonitoramento integra o Programa Vitória da Paz, de prevenção à violência e construção de uma cultura de paz. Um das vantagens do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Vitória é a possibilidade de deslocamento das câmeras até 60 vezes ao longo dos 12 meses. Isto permite a realização de estudos e pesquisas, que apontem variáveis como dia da semana e horário que favorecem o ocorrência de delitos, tipos de ambientes, fluxo e concentração de pessoas, etc.

A Prefeitura de Vitória está investindo R$ 540 mil na instalação das câmaras, que foram doadas pela Vale – e manutenção do sistema pelo período de um ano. As câmeras são monitoradas por agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória que atuam dentro do Ciodes, da Secretaria de Estado de Segurança.

As imagens são transmitidas pelo Metrovix, um anel de fibra ótica que circunda toda a cidade de Vitória, possibilitando velocidade e qualidade na transmissão. As câmeras têm giro de 360º e alcance de até dois quilômetros. As imagens são gravadas e mantidas por até 60 dias.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/noticias/minutoaminuto/local/local_materia.php?cd_matia=389701&cd_site=843

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.