FBI gastará US$ 1 bilhão para fazer banco de dados

Listen to this article

O FBI — a Polícia Federal dos Estados Unidos — está preparando um enorme banco de dados com as características físicas da população norte-americana. Segundo informações da CNN, a medida faz parte de um esforço do escritório para melhor identificar criminosos e terroristas.

A expectativa do FBI é que o governo norte-americano anuncie nos próximos dias a destinação de US$ 1 bilhão, em 10 anos, para criar o Next Generation Identification, uma base de dados que compile uma série de informações biométricas, que vão do desenho da palma da mão a íris do olho. O banco de dados, no entanto, já gera discussão nos EUA sobre a preocupação da fala de privacidade.

Kimberly Del Greco, o chefe da seção de serviços biométricos do FBI, acrescenta que o banco de dados é “importante para que os terroristas fiquem longe das fronteiras. Serve para proteger os nossos cidadãos, os nossos vizinhos, os nossos filhos, para que eles possam ter bons empregos, e ter um país seguro para viver”.

“É o início da fiscalização da sociedade, onde todos os seus movimentos podem ser monitorados a qualquer lugar e a qualquer hora”, disse Barry Steinhardt, diretor de uma ONG em favor das liberdades civis dos norte-americanos.

O FBI já tem 55 milhões de impressões digitais em arquivo. Nos próximos anos, a agência pretende comparar o desenho da palma da mão, cicatrizes, tatuagens, íris ocular e padrões e formas da face. A idéia é combinar várias informações biométricas para identificar um potencial suspeito.

Para que o projeto se concretize muita coisa vai depender do quanto a tecnologia vai se aperfeiçoar, segundo Thomas Bush, o diretor do FBI em West Virginia, onde está o banco de dados das impressões digitais da agência. “As impressões digitais continuarão a ser a grande função. Mas a biometria está chegando e precisamos ser capazes de usá-la”, diz Bush à CNN.

O FBI já começou a recolher as imagens da mão. Em países em que já usadas, em 20% das cenas dos crimes a principal pista é uma marca da palma da mão.

Por Revista Consultor Jurídico

Origem: http://www.portaldeseguranca.com.br/centro.asp?art=2090

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.