Nova câmera detecta objetos escondidos embaixo das roupas

Listen to this article

Uma empresa britânica de segurança desenvolveu uma câmera capaz de detectar objetos como armas, drogas ou explosivos escondidos embaixo da roupa das pessoas a uma distância de até 25 metros.

Chamada de T5000, a câmera funciona com uma tecnologia que detecta a radiação eletromagnética de ondas Terahertz, emitidas naturalmente pelas pessoas e objetos. Estas ondas estão numa categoria entre o infravermelho e as microondas e são capazes de atravessar nuvens e paredes.

A característica destas ondas muda de acordo com cada objeto, o que possibilita ao aparelho conseguir distinguir cocaína de açúcar, por exemplo.

“Se olharmos para alguém em terahertz, a pessoa iria aparecer brilhando como uma lâmpada e a intensidade do brilho dos objetos iria variar”, disse um porta-voz da empresa ThruVision, que produz a câmera.

O porta-voz ressalta ainda que, apesar de conseguir “ver” embaixo das roupas, a câmera não mostra detalhes do corpo das pessoas.

A nova câmera foi desenvolvida em parceria com a Agência Espacial Européia e será apresentada nesta semana durante uma feira de exposições do Ministério do Interior da Grã-Bretanha.

Segurança

Segundo os produtores, o novo dispositivo poderá ser usado em estações de trem, centros de comércio e outros locais públicos para aumentar a segurança.

“Os atos de terrorismo balançaram o mundo nos últimos anos e as precauções de segurança ficaram mais intensas globalmente”, disse Clive Beattie, diretor da ThruVision.

“A habilidade de ver objetos metálicos e não-metálicos nas pessoas a 25 metros de distância é certamente uma chave que poderá melhorar os sistemas de segurança”, afirma.

Uma câmera similiar já é utilizada em alguns prédios e escritórios da região londrina de Canary Wharf, um dos centros financeiros de Londres. As filmadoras são instaladas nas recepções das empresas e conseguem detectar objetos embaixo das roupas das pessoas a uma distância de até 12 metros.

Origem: BBC Brasil

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.