Gaste menos com segurança, lembre-se dela antes de construir

Listen to this article

Quando o assunto é segurança, a maioria das pessoas deixa para investir
apenas quando o projeto arquitetônico já está finalizado.

Muitos gastam dinheiro com tecnologia de ponta, mas só o fazem depois que a obra está acabada. Além disso, eles não têm o olhar clínico de um especialista para saber o jeito correto de aplicar o dinheiro. Tão importante quanto a atenção dada ao paisagismo e aos outros itens ligados à estética do projeto, a segurança também deve ser pensada antes que se mova o primeiro tijolo.

Para que uma obra se torne segura, alguns itens básicos não podem ser deixados de lado na elaboração do projeto. Por exemplo, qualquer imóvel deve permitir que se tenha uma visão frontal da rua, com o intuito de facilitar o patrulhamento da polícia. Portas, janelas e vidros resistentes também são essenciais, já que são por esses locais que os bandidos invadem a maioria das residências. Para as pessoas que dispõem de um maior poder aquisitivo, o monitoramento de imagens e de alarmes, guaritas bem posicionadas e com layout adequado, blindagens, quarto seguro e controle dos acessos e perímetros também são uma boa opção.

Além do custo reduzido com as obras e com as possíveis modificações que serão necessárias caso um assalto aconteça, lembrar da segurança no momento da elaboração da planta deixa qualquer construção mais difícil de ser invadida, já que a estratégia de segurança foi elaborada previamente. Se esses motivos não são suficientes, também existe o fato de que qualquer projeto arquitetônico fica muito mais bonito quando os equipamentos de segurança estão em lugares especialmente destinados a eles.

Quando a segurança não é pensada no momento correto, alguns erros podem ser cometidos sem que o proprietário perceba. Por exemplo, árvores grandes e com muita folhagem, ou seja, que possuem uma copa grande, reduzem a visibilidade do imóvel e podem atrapalhar até o uso de uma câmera de vigilância. Nesse caso, um exemplo de uma opção mais segura seria a utilização de plantas espinhosas, que dificultariam uma possível invasão. A ausência de luminosidade também favorece os bandidos, já que eles podem se esconder com mais facilidade. Nesse sentindo, é válido lembrar que uma iluminação constante no perímetro da casa, principalmente nos principais acessos, também desestimula o ladrão.

Antes de contratar qualquer empresa para montar um sistema de segurança ou comprar um equipamento caro, é necessário que se elabore uma tática de planejamento inteligente, de preferência através de um trabalho em conjunto do arquiteto, do engenheiro e de uma empresa especializada em consultoria em segurança.

Por: David Fernandes, CPP, diretor da Previne Security, empresa especializada em consultoria em segurança e sistemas integrados. É diretor do 1° Portal do Gestor de Segurança Acadêmico. No Brasil, é o 31º brasileiro a receber o CPP – Certified Protection Professional, maior certificação internacional em segurança e que representa uma medida objetiva do conhecimento e competência de um profissional na área de gestão de segurança empresarial. Em todo o mundo é o maior reconhecimento aos profissionais da área. Também é Diretor de Assuntos de Prevenção do CONSEG Água Fria / Mandaqui / Tremembé.

 

Origem: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=41526

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.