PF ouve envolvidos no ataque de índios a engenheiro no PA

Listen to this article

Imagens de câmera de segurança mostram índios e o coordenador do Cimi comprando facões.

A Polícia Federal ouviu, nesta sexta-feira (23), o coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleanton Ribeiro, no inquérito que investiga o ataque de índios buscar a um engenheiro da Eletrobrás em Altamira (PA). O depoimento durou mais de uma hora.

Veja a reportagem:

 

Ao sair do local, Cleanton não falou com a imprensa. Até as 19h30 ainda acontecia o depoimento da coordenadora do Movimento das Mulheres Trabalhadoras de Altamira (MMTA), Antônia Pereira Martins. Antes do depoimento, ela confirmou que repassou o dinheiro que foi usado para a compra de facões ao Cimi. Ela se defendeu e disse que os facões são instrumentos das comunidades kayapós.

Segundo a Polícia Federal, imagens da câmera de segurança de uma loja de materiais de construção mostram Ribeiro comprando facões. A nota da compra foi emitida em nome do MMTA. O padre Josebá Andoni também aparece nas imagens. Ele disse nesta sexta-feira que estava apenas acompanhando Ribeiro.

O Cimi divulgou nota, também nesta sexta, e confirmou a compra e repasse dos facões aos índios em Altamira, mas disse que tomou essa atitude em respeito à cultura e às identidades desses povos indígenas. A Justiça Federal buscar informou que recebeu um documento com trezentas assinaturas em que os índios do Xingu dizem que ainda haverá muito conflito se os procedimentos para construção da Hidrelétrica de Belo Monte buscar não forem interrompidos.  

Origem: Globo G1

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.