‘Big Brother’ Salvador

Listen to this article

Instalação de câmeras em 24 pontos da cidade promete vigilância constante e aposta na redução da violência.

Fique de olho! Principalmente se você comete atos condenáveis em locais públicos como o Campo Grande, a Praça da Piedade ou a Estação da Lapa. As chances de uma câmera de segurança flagrar os seus deslizes são grandes. Amanhã, a Prefeitura de Salvador assina um convênio com o Ministério da Justiça para a instalação de 24 câmeras que serão colocadas em pontos estratégicos da cidade. Orçado em R$ 1,043 milhão, o projeto conta com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública(Pronasci) e compõe o sistema de vigilância do Gabinete de Gestão Integrada Municipal(GGIM), criado recentemente.

O Big Brother Salvador será executado por um sistema de videomonitoramento avançado, que patrulhará áreas movimentadas da capital baiana. A diferença é que o Pedro Bial aqui pode estar sentado numa cadeira na Central de Polícia. Agentes policiais estarão atentos a cada atitude ilícita que mereça o deslocamento de uma viatura. “Em vez de patrulhar a esmo, como se faz normalmente, as viaturas serão despachadas apenas para locais que realmente necessitam”, explica o superintendente de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública(SSP), o delegado federal Expedido Teixeira.

Para manter o mistério e impedir que os bandidos arrumem um jeitinho de driblar os olhos eletrônicos da polícia, a SSP divulga apenas as áreas, mas não os pontos exatos em que serão colocadas as câmeras. Confiante na eficácia do sistema, o delegado acredita que as câmeras permitem criar muito mais do que simples situações de flagrantes. “Além de inibir a ação dos bandidos, elas produzem provas judiciais incontestes. Uma imagem vale mais do que mil palavras”, parafraseia. Perguntado sobre a invasão de privacidade dos cidadãos, Expedito Teixeira engata nova paráfrase, dessa vez do ex-presidente americano Thomas Jéferson. “O preço da liberdade é a eterna vigilância”.

Antes dessas 24 câmeras, apenas a região do Centro Histórico contava com equipamentos desse tipo. Dezenas de olhos eletrônicos já se espalham pelo Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho e as praças Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’água. O objetivo da polícia é, num futuro bem próximo, investir mais nessa tecnologia. “Queremos fazer uma cobertura digital de toda Salvador. A intenção é criar uma rede integrada em que se utilizem até mesmo radares de trânsito para ajudar em flagrantes e investigações”, revela. Por isso, cuidado com o que você anda fazendo por aí. Fique de olho!


locais em que as câmeras serão instaladas:

  • Terminal da França Lagoa do Abaeté
  • Praça Cayru Estação de Mussurunga
  • Piedade Estação Pirajá
  • Parque da Cidade Terreiro de Jesus
  • Jardim dos Namorados Ferry-Boat
  • Estação da Lapa Comércio
  • Rodoviária de Salvador Liberdade
  • Pelourinho Baixa dos Sapateiros
  • Campo Grande Mercado Modelo
  • Sete Portas Itapuã
  • Farol da Barra Avenida Sete
  • Porto da Barra Estação Iguatemi

 

Origem: http://www.correiodabahia.com.br/

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.