Limeira também instala câmeras de monitoramento

Listen to this article

Na região, além de Piracicaba, a cidade de Limeira já instalou cinco
novas câmeras de vigilância. Em RC projeto continua no papel. 

Enquanto as cidades da região como Piracicaba e Limeira, encontram mecanismo para tentar diminuir a violência através da instalação de equipamentos de monitoramento, em Rio Claro projeto de lei com os mesmos fins, ainda continua no papel. Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, o projeto continua em estudo. A assessoria diz também que os locais onde as câmeras de segurança seriam instaladas no município não foram definidos. Também não existe nenhuma previsão de quando o projeto de lei saíra do papel, conforme afirmações da assessoria de imprensa da administração municipal.

mesmo não acontece com cidades vizinhas como Piracicaba e Limeira. Em Piracicaba, uma das pioneiras nesse tipo de projeto, ruas e avenidas daquele município, já tem instalados diversos equipamentos, tanto no centro como na área central. Para a Guarda Civil Municipal, a vigilância eletrônica pode ajudar ainda a esclarecer crimes, como em 2005, quando o sistema de monitoramento de uma loja surpreendeu em flagrante a ação de um criminoso assassinando um comerciante.

m Piracicaba a decisão de instalar o equipamento foi tomada devido ao grande número de roubos de veículos. As últimas alarmantes estatísticas forçaram o poder público daquela cidade programar o uso de vigilância informatizada. O sistema custou até agora cerca de R$ 1 milhão.

s imagens captadas pelas mais de 30 câmeras são repassadas para as Polícias Civil e Militar de Piracicaba. Lá o Poder Judiciário também tem acesso as imagens sempre que preciso.

Em Limeira cinco câmeras já foram instaladas na Rua Doutor Adalberto Ferreira, em frente a Prefeitura Municipal além de outros cruzamentos. Desde 2006, a prefeitura de Limeira, desenvolve o projeto para monitorar as principais vias de acesso do município.

No total 56 câmeras devem ser instaladas na área comercial da região central e nas principais entradas e saídas da cidade. Lá, a exemplo de Piracicaba, o objetivo é coibir furtos e roubos de veículos, além de outros delitos como tráfico de drogas e vandalismo. O monitoramento acontece 24 horas por dia. Limeira pretende ampliar o sistema se necessário, para as principais ruas e avenidas dos bairros da cidade. O secretário de segurança pública da cidade, Siddharta Carneiro Leão, diz que o projeto tem por finalidade a segurança da população.

Origem: http://jornalcidade.uol.com.br/

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.