Câmeras no Hospital Santa Helena recém inaugurado

Listen to this article

A Santa Helena Saúde, maior operadora de planos de saúde do grande ABC,
inaugurou ontem (16/04) o Hospital e a Maternidade Santa Helena.

A unidade médica ocupa 5 mil m2 em uma área anexa do prédio da Av. Armando Ítalo Setti, em São Bernardo, onde, desde 2007, funciona o Espaço Saúde, fazendo com que o complexo hospitalar totalize cerca de 15 mil m2 de área construída.

O novo hospital e maternidade vai abrigar berçários, UTIs neonatal e pediátrica, centros cirúrgicos e o que há mais moderno em tecnologia de equipamentos hospitalares. Serão 20 leitos para bebês saudáveis e quatro leitos para recém-nascidos patológicos, onde 20 câmeras de segurança foram instaladas, permitindo o monitoramento dos recém-nascidos dos quartos em tempo integral.

Além do conforto e segurança, a nova unidade conta com profissionais altamente qualificados que irão garantir a saúde e bem-estar das mães e recém-nascidos. “Teremos uma equipe composta de neonatologistas, intensivistas, pediatras, obstetras e enfermeiras com especialidade de neonatal e obstetrícia”, afirma o diretor comercial da Santa Helena, Fernando Fornias .

Outro diferencial são os centros cirúrgicos do complexo, projetados com grandes janelas e paredes azuis, que dão ao ambiente um ar agradável e aconchegante. Muito utilizado em alguns países da Europa, o recurso transmite aos médicos, enfermeiros e pacientes uma sensação agradável e de bem-estar, com uma visão panorâmica para uma ampla área verde, composta de árvores e vegetação. Os destaques das quatro salas cirúrgicas, por sua vez, são os equipamentos de última geração, com aparelhos de anestesia, bisturi elétrico, monitores cardíacos, foco cirúrgico e mesa cirúrgica própria para partos, oxímetros e ar condicionado central com regulagem da temperatura individual.

Ainda no quesito segurança, o Hospital e a Maternidade Santa Helena oferece a tecnologia de rastreabilidade, permitindo que médicos e enfermeiros tenham acesso ao prontuário da paciente e registrem todas as etapas do parto. ”Este sistema, integrado a uma pulseira que irá acompanhar a gestante desde sua entrada a maternidade, permite uma identificação muita mais prática e segura dos bebês”, ressalta Fornias.

Segundo a coordenadora de Enfermagem da Maternidade e UTIs, Edna Aparecida Bussotti, a identificação que acompanha o recém-nascido também armazena dados dos exames de triagem neonatal, conhecido como ‘teste do pezinho’, triagem auditiva neonatal – ‘teste da orelhinha’ e de reflexo ocular, todos realizados na no Hospital e Maternidade Santa Helena, logo após o nascimento do bebê. “Os exames são fundamentais para a prevenção de doença graves, tais como atraso no desenvolvimento psicomotor, problemas de audição e visão”, diz.

Conforto de hotel

Conforto, bem-estar, assistência, segurança e qualidade no atendimento são os principais objetivos de um novo conceito que vem sendo adotado por alguns hospitais ao redor do mundo e é a marca da do Hospital e Maternidade Santa Helena. Ao chegarem para ter os seus bebês, a intenção é que as beneficiárias sintam como se estivessem sendo recebidas em um hotel. Para garantir esse serviço de hotelaria hospitalar, o projeto da do Hospital e Maternidade contempla uma série de diferenciais, que vai da amplitude dos espaços às cores das paredes, passando pelas áreas verdes e pelos detalhes da decoração.

Segundo a gerente de Hotelaria da unidade, Andréa Tinoco, o objetivo é agradar o cliente desde a sua chegada ao hospital e maternidade, ainda na recepção, passando pelos serviços de quarto, higiene, lavanderia, rouparia, jardinagem, paisagismo, comunicação visual e decoração dos ambientes. “Sabemos que o principal foco de um hospital é o tratamento e a assistência à saúde, mas a hotelaria veio agregar valores ao ato de hospedar, sem perder de vista o seu foco”, define. Andréa reforça que o paciente, atualmente, é um cliente com exigências e conhecimento de seus direitos, e é para atender a esse novo perfil que surgiu a hotelaria hospitalar.

Além de todo o aparato médico e tecnológico o complexo dispõe de cursos para gestantes antes e após o parto, oferecendo as beneficiárias e pais orientações sobre amamentação, banho e cuidados gerais com o bebê. 

 

Fonte ou Autoria: Assessoria de Imprensa – Santa Helena Saúde

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.