Unicamp, em SP, vai instalar 240 câmeras de segurança para vigiar campus

Listen to this article

SÃO PAULO – A Unicamp vai instalar 240 câmeras de segurança para monitorar o campus. O sistema de segurança já foi contratado e vai entrar em operação em 60 dias, segundo informou a universidade. Na última quarta-feira, por volta de meio-dia, uma nutricionista de 28 anos e uma bióloga de 45 anos foram rendidas dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ) por uma dupla de assaltantes.

De acordo com a universidade, a instalação das 240 câmeras de segurança já estava programada antes do caso de violência registrado na quarta-feira. Algumas unidades dentro do campus já possuem sistemas de vigilância, como a Reitoria. Mas não existem câmeras na área externa.

Segundo a Unicamp, com a intensificação das rondas os casos de violência estão caindo nos últimos três anos. Foram três em 2007, uma em 2008 e uma em 2009. As rondas são feitas por 11 automóveis e 11 motos.

A aluna da pós-graduação e a funcionária da universidade foram feitas reféns na Rua Monteiro Lobato, perto do Instituto de Biologia do campus. As vítimas ficaram uma hora e meia em poder dos bandidos e foram libertadas em uma estrada de Paulínia. Os ladrões levaram um carro, dinheiro, telefones celulares, cartões bancários e outros pertences das vítimas. As duas não foram feridas.

Os casos de sequestro-relâmpago preocupam não só os estudantes da Unicamp, mas todos os moradores de Campinas, a 94 km de São Paulo. No fim da tarde desta quinta, quatro homens roubaram um carro e sequestraram três mulheres no bairro Cambuí . Eles deram voltas com as vítimas pela cidade em busca de dinheiro. A quadrilha levou as reféns em diversos caixas eletrônicos, chegou a ir até Hortolândia, levou outro veículo. O drama das vítimas só terminou depois que a polícia recebeu uma denúncia. No Campinas Shopping, uma das reféns conseguiu ir até o banheiro e avisar uma faxineira do ocorrido.

A polícia foi acionada e um dos carros foi localizado na avenida do córrego Piçarrão, com dois assaltantes. O outro ainda estava no Campinas Shopping, onde mais dois bandidos tentavam fazer um novo saque. A Polícia Militar cercou o veículo, prendeu os homens e liberou as mulheres. O valor retirado pelas vítimas não foi divulgado.

Dos quatro assaltantes, dois são menores e foram encaminhados para a Fundação Casa. Os outros acabaram levados para a cadeia do 2º Distrito Policial de Campinas.
 
Origem: http://oglobo.globo.com/
 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’  

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.