BarraShopping implementa sistema de CFTV para estacionamento

Listen to this article

Emoperação desde 1981, o BarraShopping é pioneiro no uso de sistemasde monitoramento por vídeo. Para acompanhar as novas necessidadesoperacionais, adquiriu, no final de 2009, sistema de CFTV com imagensdigitais de alta resolução, para monitoramento das áreas deEstacionamento. Implementado pela MCR Sistemas, o sistema é baseadoem equipamentos Pelco, fornecidos pelo Grupo Policom®.

Deacordo com Marcio Cecílio, coordenador do Estacionamento doBarraShopping, o objetivo com o novo sistema é manter totalcontrole visual de todos os acessos de veículos ao estacionamento doempreendimento, que conta com mais de 5.000 vagas.

Aliás,o grande número de vagas e a alta rotatividade do estacionamentoexigiram cuidados na implementação do sistema de CFTV, pois todasas mudanças tiveram de ser feitas sem que fosse necessária ainterrupção da operação, o que se constitui tarefa extremamentecomplexa.

Emoperação desde outubro de 2009, os resultados esperados foramatingidos: "com as novas câmeras em alta resolução, houve umenorme ganho na identificação de ocorrências dentro dasdependências do parqueamento", garante Cecílio.

MarceloMelim, gerente de contas CFTV do Grupo Policom,explica que o sistema resolve um problema muito comum em shoppings, ode clientes que "usam de má fé, ao notar que seu carro foiriscado fora do estacionamento do shopping, retornam a este alegandoque o carro foi riscado dentro, e exigem ressarcimento doestabelecimento, o que muitas vezes acarreta custosas disputasjudiciais". Segundo ele, com o sistema Pelco adquirido, que utilizacâmaras Sarix em todas as cancelas do estacionamento, este problemanão ocorre mais. Além disso, o sistema de CFTV apresenta uma outravantagem importante: "o aperfeiçoamento do combate a pequenosfurtos dentro do shopping, que agora conta com melhor resolução nagravação das imagens, totalmente gerenciáveis".

 

O sistema de CFTV

O sistemade CFTV implementado pela MCR Sistemas no BarraShopping teve todosseus componentes fornecidos pelo Grupo Policom.

No total,foram utilizadas 81 câmeras SARIX 2.0 megapixel, fabricadas pelaPelco. Esse número torna este sistema, o maior fornecimento doGrupo Policom de solução SARIX no Brasil, informa Anderson deCarvalho, gerente de Marketing do Grupo Policom. 

Além dascâmeras SARIX, que foram instaladas em cada cancela doestacionamento com mais de 5000 vagas, foram fornecidos 2 NSM(Network Storage Management – gerenciador de armazenamento deimagens em rede), com 9 terabytes de capacidade de armazenamento deimagens cada um, e 2 VCDs (matriz virtual), que oferecem ao shoppingvantagem operacional, facilitando o trabalho dos operadores. A issose somam 2 teclados KBD 5000, 1 estação de trabalho WS5000,responsável por configurar o sistema Endura 2.0 , e 1 sistemaSM5000, banco de dados do sistema (senhas, logs de erro, alarmes,etc.)

Melimexplica que a matriz Virtual "VCD" é a versão IP, mais moderna,da matriz analógica CM9760. Como o cliente já utilizava Pelco, osistema analógico e IP foram totalmente integrados e compatíveis,sendo mais uma importante vantagem obtida por um cliente deste porte.

 

Sobre o BarraShopping

Consideradoum modelo para empreendimentos do gênero em todo o mundo, oBarraShopping (http://www.barrashopping.com.br)tornou-se uma referência para os cariocas desde que foi inaugurado,em 1981. Além de possuir estabelecimentos comerciais de primeiraqualidade, contamos com lazer, restaurantes que são referência emgastronomia e diversos serviços.

OBarraShopping se preocupa em oferecer o que há de melhor e maismoderno no mercado e, por isso, está sempre interessado em somar aoseu mix as melhores marcas do Brasil e do mundo. O shopping conta commais de 580 lojas distribuídas em dois pisos. Construído em áreatotal superior a 165 mil metros quadrados, o BarraShopping tem maisde 120 mil metros quadrados de área construída, por onde circulam,mais de 26,5 mil consumidores por ano. 
 
 
Origem: Katia Penteado – Vetor Comunicação
 
 
Engº Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br


Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.