Sistema de Vídeo IP, é aprovado para plataforma de perfuração marítima

Listen to this article

A completa Tecnologia de Vídeo IP da IndigoVision foi usada para aprimorar o monitoramento em tempo real a bordo da Plataforma de Exploração Polar Pioneer. 

O novo Sistema IP de CFTV monitora a operação de perfuração da plataforma de maneira a garantir a segurança e a eficiência, além de oferecer uma solução flexível para futuras expansões.

"Usar a Tecnologia de CFTV IP a bordo de uma plataforma de perfuração é um grande avanço para nós", declarou Per Jogeir Karlsbakk, Engenheiro de Projetos de CFTV da Fugro Oceanor. "Nós demonstramos que o sistema da IndigoVision ultrapassou os requisitos das especificações e agora a plataforma se beneficia da flexibilidade operacional que o Vídeo IP oferece."

De modo geral, as plataformas de perfuração dependem dos Sistemas CFTV analógicos porque precisam de vídeo com a máxima taxa transferência de quadros por segundo com a menor latência possível. Depois de provar, com sucesso, que existe um Sistema de Vídeo IP onde não há perda de quadros e capaz de oferece vídeos de excelente qualidade com latência extremamente baixa em um teste piloto, a Fugro Oceanor AS, parceira da IndigoVision com sede na Noruega, implantou o sistema em toda a plataforma. Os sucessivos problemas de suporte do antiquado sistema analógico e as pouquíssimas possibilidades de expansão foram os fatores que mais estimularam a atualização do CFTV.

Localizada no Mar do Norte, a Polar Pioneer é operada pela StatoilHydro, uma das maiores empresas petrolíferas do mundo. A plataforma é uma instalação de perfuração semi-submersa capaz de operar em condições adversas em profundidades de até 500 metros, e pode fazer perfurações de até 7.000 metros.

Os custos operacionais de uma plataforma desse tipo são tão altos que qualquer período de inatividade devido a problemas técnicos é inaceitável. A confiança é, portanto, um requisito fundamental para o Sistema de CFTV. Diferente do analógicos que usam uma matriz de comutação central, a solução de Vídeo IP da IndigoVision é distribuída e não tem ponto único de falha. Os Racks Multicanal da IV que abrigam os módulos transmissores e receptores MPEG-4 possuem fonte de alimentação redundante e duas portas para conexões de rede.

Os operadores usam o Control Center, o Software de Gerenciamento de Segurança da IndigoVision, para exibir vídeos ao vivo de 24 câmeras distribuídas pela plataforma. As câmeras analógicas são instaladas em caixas especiais fabricadas em aço inoxidável 316L pela Fugro Oceanor e foram projetadas para operação em condições adversas tais como cenários de corrosão, lama e petróleo. Muitas das câmeras têm classificação EX para uso em áreas perigosas. A Fugro Oceanor também desenvolveu um cabo especial para ambientes hostis que transmitem eletricidade, vídeo digital e telemetria.

"Como o sistema de Vídeo IP é distribuído, as estações de gerenciamento de vídeo podem estar localizadas em qualquer lugar na rede", acrescentou Karlsbakk. "A StatoilHydro monitora os vídeos da central de vigilância na plataforma e da cabine de perfuração, e planeja expandir o sistema de forma que vídeo em tempo real possa ser transmitidos para as centrais de vigilância em terra."

 

Por José Lopéz Martin



Origem: Revista Segurança e Cia
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.