Unicamp terá 240 câmeras para combater crimes

Listen to this article
Por causa da onda de violência com furtos, roubos e sequestros-relâmpagos, que deixa a comunidade da Unicamp em alerta, a universidade investe R$ 3 milhões para instalar um sofisticado sistema de monitoramento que conta com 240 câmeras.
Para se ter uma ideia da dimensão da vigilância, Campinas inteira é monitorada por 372 câmeras.O sistema da Unicamp está em fase de testes e entrará em operação entre o mês que vem e junho. Os equipamentos serão operados por 50 funcionários.
 
Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo Rodrigues da Silva, praticamente todas as ruas, avenidas, praças, áreas comuns de circulação e estacionamento serão vigiados 24h. Ao todo, são 226 câmeras fixas, instaladas em pontos altos como prédios, postes e caixas d’água, e outros 14 equipamentos móveis, que permitem giro horizontal e vertical com zoom, instaladas em locais estratégicos.
 
O sistema de câmeras também conta com um circuito de fibras óticas independente da rede que dá suporte à universidade e impede a ação de hackers ou interrupção na cobertura das câmeras em caso de avaria no circuito interno do campus.
 
A central de monitoramento – que está sendo concluída – tem 100 metros quadrados e é blindada. Nela, foram instalados 16 monitores de vídeo mais quatro telões conectados ao circuito de câmeras, com capacidade de 16 a 24 imagens por tela.
 
Além das câmeras, a universidade vai instalar, nos próximos meses, cancelas eletrônicas para maior controle do fluxo de veículos que entram e saem da Unicamp. Por dia, circulam cerca de 35 mil veículos no campus.
(Portal E Band/SP – 12/04/2011) 
 
 
Origem: http://www.abese.org.br/clipping29-04-2011/
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.