Unesp reforça segurança com câmeras

Listen to this article
As imagens captadas poderão ser acessadas em rede nos 23 campi da instituição no Estado com consulta em tempo real.
Preocupada com a segurança de alunos, funcionários e de seu patrimônio, a partir do próximo semestre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) passará a contar com sistema de monitoramento por câmeras em todos os seus 23 campi, incluindo a unidade de Bauru. Na fase inicial de implantação do projeto, deverão ser instalados equipamentos em todas as portarias da instituição de ensino, a fim de registrar as placas dos veículos que entram e saem das dependências da universidade.As imagens capturadas servirão para alimentar um banco de dados integrado entre todos os campi e a reitoria, já que o software utilizado irá dispor de um mecanismo de reconhecimento automático das placas dos veículos. Após abertura de processo licitatório, a previsão é de que as máquinas comecem a ser instaladas entre junho e julho deste ano. Em uma segunda e terceira etapas, o projeto, que tem custo total estimado em R$ 640 mil, contemplará ainda instalação de câmeras filmadoras nas áreas comuns do campus, como ruas e estacionamentos, bem como dentro dos laboratórios e departamentos.Segundo Jair Manfrinato, diretor da Faculdade de Engenharia da Unesp de Bauru (FEB), a expectativa é de que, inicialmente, sejam instalados cerca de 200 equipamentos nos 23 campi do Estado. Na unidade de Bauru, o projeto prevê o funcionamento de até 12 máquinas, que ficarão disponibilizadas aos pares nas quatro portarias principais e duas entradas secundárias do campus.“Em cada portaria, haverá uma câmera para registrar as placas dos veículos que entram e outra para os que saem. Todas as imagens serão armazenadas e poderemos ter o controle exato do horário em que esses veículos estiveram dentro da universidade”, afirma.Os dados capturados pelas imagens poderão ser acessados por meio de uma rede integrada entre os campi, com possibilidade de consulta posterior ou em tempo real por membros da reitoria ou diretorias da unidades da Unesp. E, como o número das placas dos veículos ficará registrado no sistema, a intenção é firmar parceria com órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária e Secretaria de Segurança Pública para identificar eventuais irregularidades que possam ameaçar a segurança da instituição de ensino.“Se tivermos um link com o banco de dados desses órgãos, assim como ocorre com os radares dedo-duro das concessionárias de rodovias da região, poderemos descobrir se um determinado carro que entrou na Unesp é roubado ou se a placa foi adulterada. É uma forma de nos precavermos para evitar o ingresso de pessoas envolvidas com a criminalidade”, detalha Mafrinato, salientando que o acordo junto aos órgãos públicos ainda não foi firmado.
Etapas
Assim que a primeira etapa do projeto for implantada, a Unesp dará seguimento, em 2012, à implementação da segunda fase, que consistirá em instalar câmeras filmadoras nas áreas de circulação de pessoas e nos estacionamentos dos campi. A terceira fase, prevista para 2012, contemplará ainda a ativação destes equipamentos nos laboratórios e departamentos das universidades.“Da mesma forma como faremos com as placas dos veículos, teremos um banco de imagens das pessoas que frequentam o campus. Caso algum problema ocorra dentro da universidade, poderemos consultar este banco de dados e identificar possíveis suspeitos”, adianta o diretor da FEB.De acordo com Manfrinato, o projeto foi idealizado a partir de um estudo conjunto entre diretores das unidades de Bauru, Botucatu e São José do Rio Preto, iniciado no ano passado.Após a realização de levantamento para enumerar os equipamentos necessários e os custos envolvidos, chegou-se à conclusão de que a universidade poderia custear o investimento para garantir a integridade de seu patrimônio, assim como a de alunos e funcionários. A instalação das câmeras, segundo ele, começará a partir do segundo semestre deste ano, de maneira simultânea em todos os campi da Unesp.
Criminalidade
Ainda que o campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp) não tenha registros recentes de criminalidade, a instalação de câmeras de monitoramento irá aumentar a sensação de segurança de quem frequenta a instituição de ensino. E quando os equipamentos forem dispostos também nas áreas de circulação de pessoas dentro do campus, situações de pânico como as provocadas por um homem conhecido como “tarado da Faac (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação)” certamente serão extinguidas.“É uma pessoa que está entrando em um banheiro da universidade e assustando os alunos, apesar de nunca ter feito nada grave contra eles. Com as câmeras, este tipo de ação seria coibido”, analisa Jair Manfrinato, diretor da Faculdade de Engenharia da Unesp de Bauru (FEB).Mesmo com a situação local relativamente tranquila, crimes graves já foram registrados em outros campi da Unesp nos últimos anos – entre eles roubos, furtos e até um sequestro-relâmpago -, o que motivou a implantação do sistema de monitoramento. “Agora, através do banco de dados integrado, será possível saber o que está acontecendo em cada campus e, posteriormente, determinar ações para contornar eventuais problemas que estejam acontecendo”, adianta.
(Portal JC Net/SP – 25/04/2011) 
 
 
Origem: http://www.abese.org.br/clipping02-05-2011/
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.