Moradores mudam rotina de segurança para evitar crimes

Listen to this article
Em Iracemápolis e Cordeirópolis ocorreu um aumento no número de roubos neste ano. Andar tranquilamente na rua, colocar banquinho na calçada para um bate-papo com os vizinhos, deixar portas, janelas, o portão aberto, pelo menos durante o dia, aos poucos deixam de ser privilégios de quem mora em cidade pequena por conta do aumento da violência.
Em Iracemápolis câmeras de monitoramento e cerca elétrica já não são suficientes e em Cordeirópolis policiais precisaram pedir adiamento de férias para investigar casos de roubos.
 
A cidade de Iracemápolis tem mais de 20 mil habitantes e o Conselho de Segurança decidiu lançar uma campanha para incentivar os moradores a esquecer velhos hábitos para diminuir os casos de assalto. De acordo com a Polícia Militar diz que os roubos e furtos estão dentro da média histórica e o número de policiais e viaturas está de acordo com o previsto pela Secretaria de Segurança do Estado.
 
Na cidade vizinha, em Cordeirópolis, a rotina dos moradores, dos comerciantes e da polícia também mudou. Na delegacia, as férias dos investigadores foram adiadas por tempo indeterminado, por causa do aumento do número de casos de roubos para investigar. Em fevereiro e março foram registradas o dobro de ocorrências em relação a média mensal.
 
No centro da cidade, um assalto foi registrado pelas câmeras de segurança de um comércio. Dois homens passam pela loja, observam a vitrine, vêem que há câmeras de segurança e vão embora. Depois, voltam de carro e quatro homens descem, conseguem arrombar a porta. Em 19 segundos eles retiram muita mercadoria e conseguem fugir. De acordo com a assessoria da prefeitura de Cordeirópolis, ocorreu uma queda nos índices de furto na cidade nos últimos anos.
 
Para aumentar a segurança, houve ampliação no número de guardas e viaturas e também um projeto de instalação de câmeras.
(Portal EPTV/SP – 21/04/2011) 
 
 
Origem: http://www.abese.org.br/clipping02-05-2011/
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.