Câmeras contra os assaltos nos corredores bancários

Listen to this article

Um dia depois de um empresário ter sido vítima de saidinha de banco, no estacionamento do Itaú da Avenida João de Barros, no Espinheiro, Zona Norte do Recife, a Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou um projeto de instalação de câmeras de segurança nos seis principais corredores bancários e comerciais da Região Metropolitana do Recife.

Até o final do ano, 45 câmeras vão monitorar a movimentação de veículos e transeuntes nas saídas dos estabelecimentos. Ontem pela manhã, uma gerente, dois vigilantes e populares foram assaltados na entrada do Itaú da Avenida Caxangá, nas proximidades do viaduto da BR-101. Até a última quarta-feira, 477 casos de roubo à mão armada nas saidinhas de banco tinham sido registrados pela SDS. Foram 96 furtos.pós assaltarem o supermercado Arco-Íris do bairro de Areias, na Zona Oeste, por volta das 9h, dois homens numa moto abordaram os funcionários e clientes que aguardavam o Itaú começar o expediente. Segundo a polícia, a dupla estava armada e exigiu que a gerente entrasse no banco e abrisse o cofre. Ela, no entanto, afirmou estar sem as chaves. Os suspeitos roubaram as armas e os coletes dos vigilantes, além de carteiras e telefones celulares de clientes, e fugiram. A polícia solicitou imagens das câmeras de segurança do supermercado.Com extensão de 6,2km, a Avenida Caxangá, onde a abordagem aconteceu, conta apenas com uma câmera de monitoramento da SDS. A previsão é de que sejam instaladas, até o final do ano, mais 13. No Recife, também serão contempladas as avenidas Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Mascarenhas de Morais. Em Olinda, a Getúlio Vargas. Em Jaboatão, será a Bernardo Vieira de Melo. “O bandido mais qualificado presta atenção se há câmeras próximas aos estabelecimentos onde eles pretendem fazer as investidas. A instalação delas vai afastá-los”, afirmou o gestor do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais, Antônio Barros.

Entrevista / Wilson Damázio

Como o senhor avalia os 477 casos de saidinha de banco somente neste ano?

Acredito que seja um número pequeno, se levarmos em consideração que temos, somente no estado, 533 agências e 1.454 postos bancários. Antes, o sistema da Secretaria de Defesa Social não contabilizava as saidinhas de banco. Mas, recentemente, passamos a tratar esse crime contra o patrimônio como uma modalidade à parte, com o objetivo de ter uma radiografia da situação.Em fevereiro, o senhor apresentou uma proposta de instalação de câmeras de segurança em parceria com os bancos. Como está o projeto?A ideia era uma parceria com a iniciativa privada. Apresentamos a proposta ao Banco do Brasil, mas o órgão achou caro. Por isso, o governo vai bancar a instalação de 400 novas câmeras de monitoramento até o final do ano e mais 400 no início do ano que vem. O relatório do Depatri irá direcionar os pontos de instalação de parte dessas câmeras.

 
(Portal Pernambuco/PE – 11/07/2011)
 
Origem: Clipping ABESE
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.