Câmeras monitoram escolas em SP

Listen to this article

A Secretaria da Educação de Peruíbe (SP), na Baixada Santista, implantou
uma solução de videomonitoramento em escolas públicas com câmeras da
Axis Communications. Os investimentos não foram revelados.

Desde a implantação do projeto, o monitoramento é realizado 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana. As imagens das câmeras são transmitidas para a central de monitoramento por meio de links de rádio, e gravadas e armazenadas nos servidores por um período de 30 dias.
 
No caso de ser detectada alguma ocorrência, o alarme é disparado e a Guarda Municipal é acionada para fazer a averiguação no local.
 
A secretária de Educação da Prefeitura de Peruíbe, Elisa Garcia, revela que houve resultados bastante positivos no uso da prestação de serviço de monitoramento.
 
"Em grande parte dos casos, inibimos ações e até impedimos furtos, depredações e condutas inadequadas dentro das unidades escolares", diz Elisa.
 
As imagens começaram a ser recebidas pela central de monitoramento em fevereiro de 2010. A última escola que recebeu a transmissão por rádio começou a ser monitorada no fim de março de 2010.
 
Por fim, em julho passaram a integrar também o sistema duas unidades escolares que, devido à impossibilidade de receber links de rádio, estão sendo monitoradas por meio da internet.
 
Com o monitoramento remoto, a Guarda Municipal tem a possibilidade de identificar de forma mais ágil os possíveis furtos e vandalismos, e, dessa forma, consegue se deslocar mais rapidamente para os locais onde houve tais ocorrências. Além disso, a presença de um sistema de monitoramento, que conta com um alarme acionado a distância, por si só já inibe a ação de infratores.
 
A utilização da rede para vigilância por vídeo permite o monitoramento de áreas de playgrounds, corredores e salas de aula. Fora do horário escolar, o mesmo sistema de vigilância pode ser utilizado para monitorar remotamente a propriedade escolar e deter o vandalismo. 
 
 
Origem: Baguete
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.