Novos carros da PM terão câmeras até o fim do ano, diz secretaria do RJ

Listen to this article

Lei exige instalação dos equipamentos para monitorar ações dos policiais. Frota nova de duas mil viaturas estará nas ruas da cidade até setembro.

Até o final do ano, os novos carros da Polícia MIlitar do Rio de Janeiro estarão equipados com câmeras que vão monitorar a ação dos policiais. A informação é da Secretaria de Segurança, que explicou que a nova frota de dois mil carros estará nas ruas da Região Metropolitana do Rio até setembro.A instalação de câmaras para monitorar o trabalho dos policiais em ação acontecerá em obediência a uma lei de 2009, do deputado Gilberto palmares (PT), que prevê ainda o arquivamento das imagens por dois anos. Mas, segundo a secretaria, esse prazo pode ser reduzido."As ocorrências que forem detectadas serão expurgadas desse grande arquivo e serão arquivadas em local separado. Mas as imagens que, em princípio, não forem reclamadas, e nas quais nada tiver sido detectado, serão guardadas entre 60 a 90 dias", disse Edval Soares, subsecretário de Modernização Tecnológica.O deputado Gilberto Palmares admite discutir o novo prazo."Podemos fazer uma negociação que não exija um tempo tão longo, mas acho que dois meses pode ser um tempo muito reduzido", falou.

Computador de bordo

Outra novidade anunciada pela secretaria é que algumas das viaturas do 5° BPM (Harmonia), na Gamboa, Centro da cidade, já têm computadores de bordo para o registro das ocorrências. O policial pode, do computador da viatura, saber se um suspeito preso tem antecedentes criminais."Quando o policial der o ‘enter’, automaticamente cairá no sistema na Delegacia Legal", explicou Edval Soares.O coronel Álvaro Garcia, chefe do Estado Maior da PM, anunciou nesta quarta-feira que os novos modelos de viatura policial terão ar-condicionado e serão mais resistentes à colisões traseiras. A nova frota também terá mais espaço e conforto para os agentes.

 

 
Origem: Portal G1
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.