Para cada 16 pessoas, capital tem uma câmera de vigilância

Listen to this article

Sindicato do setor estima que 155 mil equipamentos privados monitoram os belo-horizontinos

“Sorria, você está sendo filmado”. A mensagem, antes privilégio de poucos condomínios e lojas luxuosas, se espalhou pela cidade e está cada vez mais presente no dia a dia dos belo-horizontinos. Estabelecimentos comerciais, residências, prédios e empresas da capital contam hoje com cerca de 155 mil câmeras de segurança particulares – uma para cada 16 habitantes –, segundo estimativa do Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança de Minas Gerais (Siese-MG). O número é 11% maior que o registrado em 2012, e a tendência, segundo especialistas, é que cresça ainda mais, levando em consideração, principalmente, os índices de violência nas grandes cidades.

Tentando inibir a ação de criminosos, comerciantes e moradores têm investido na aquisição de modernos equipamentos de vigilância. Na capital, existe uma câmera a cada 2.132 m² – o equivalente a um quarto de um campo de futebol –, ou cinco câmeras por quarteirão, considerando o padrão médio de 10 mil m² por quadra.

Além disso, segundo Freire, o barateamento dos aparelhos tem permitido um maior acesso aos sistemas privados. Um conjunto básico de quatro câmeras, com cabos e sistema de inteligência conectado à internet

“O custo-benefício da vigilância eletrônica é melhor que a contratação de vigilantes. Você consegue abranger vários ambientes com um único equipamento”, afirmou o gerente comercial de uma das maiores empresas do setor na capital, Henrique Norton. “As câmeras ajudam não só para inibir a invasão, mas também após o incidente, já que as polícias acessam as imagens para iniciar a investigação”.

origem: http://www.otempo.com.br/para-cada-16-pessoas-capital-tem-uma-c%C3%A2mera-de-vigil%C3%A2ncia-1.750846

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.