Sejus investe em tecnologia e inaugura centro para monitorar presídios do Amazonas

Listen to this article

Unidades prisionais passam a ser monitoradas com câmeras e acompanhamento dos presos usuários de tornozeleiras eletrônicas

Para combater  a entrada de objetos proibidos como armas e celulares,  entorpecente,  facilitação de fugas e até mesmo rebeliões, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) inaugurou nesta quarta-feira (10), o Centro de Operações e Controle (COC) do Sistema  Prisional, que vai monitorar 24h não só os passos dos internos em todas as unidades prisionais da capital, mas  também o comportamento dos agentes de disciplina e agente penitenciários. A medida visa intensificar a fiscalização e dar mais transparência ao sistema, pioneiro no País.

Cada unidade prisional possui, em média, 50 câmeras que transmitem as imagens em tempo real para o COC, que fica na própria Sejus, onde um profissional acompanha o monitoramento por um monitor específico para cada presídio. Só pessoas autorizadas têm acesso ao setor.

“Nós criamos o primeiro centro de controle do sistema prisional, no país. As unidades sempre tiveram câmeras, mas esse controle era feito lá dentro mesmo e ele podia ser facilmente manipulado. Agora, vamos acompanhar isso mais de perto e fazer um controle remoto do que está acontecendo em cada complexo penitenciário”, destacou Bonates.

O secretário também explicou que o monitoramento do Centro  é capaz de identificar se os bloqueadores de celulares foram cortados, se algum visitante deixou de passar pela revista, ou se o interno que utiliza a tornozeleira eletrônica não cumpriu o trajeto especificado pelo GPS e autorizado pela justiça estadual.

origem: http://acritica.uol.com.br/noticias/Sejus-tecnologia-monitoramento-presidios-Amazonas_0_1264073633.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.