Começa fiscalização na faixa azul

Listen to this article

A partir de hoje, trafegar pelas faixas destinadas exclusivamente aos ônibus acarretará multas aos motoristas

Os motoristas que costumam trafegar indevidamente pelas faixas azuis (exclusivas para transporte coletivo) localizadas nas avenidas Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, e na Herculano Bandeira, no Pina, precisarão ter atenção redobrada e mudar imediamente o mau hábito para evitar prejuízo ao “bolso”. As faixas exclusivas para os ônibus nessas vias de grande circulação da cidade começam a ser fiscalizadas eletronicamente a partir de hoje. No total, 25 equipamentos farão o monitoramento. 

As duas avenidas foram escolhidas para deflagrar o monitoramento eletrônico por registrar grande número de reclamações referentes a infrações de trânsito. Os motoristas que forem flagrados pelos equipamentos podem ser multados por infração gravíssima e terão que custear uma multa no valor de R$ 191,54, além de perder 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

As câmaras de monitoramento vão atuar em pares. Apenas os motoristas que forem flagrados por dois equipamentos serão notificados para comprovar que o condutor está circulando na faixa azul sem respeitar a legislação do trânsito. O objetivo é evitar que os motoristas que vão acessar as vias ou convergir à direita sejam autuados indevidamente.

A sinalização horizontal vai mostrar aos motoristas – quando a linha for pontilhada – que é permitido entrar na faixa. Os taxistas cadastrados no Recife também poderão circular nos corredores exclusivos de ônibus, desde que estejam tranportando passageiros. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o objetivo do monitoramento eletrônico é obrigar motoristas a respeitar a prioridade de circulação dos transporte coletivo, além de reduzir ainda mais o tempo de viagem dos passageiros de ônibus. 

Na Mascarenhas de Moraes, desde que foi implantada, a faixa proporcionou um aumento de cerca de 25% na velocidade média dos coletivos que trafegam pela via, ampliando de 21km/h para 26km/h, segundo a CTTU. Na via circulam 59 linhas de ônibus que transportam 146 mil passageiros por dia. Nela foram implantados 22 equipamentos. Já na Faixa Azul Herculano Bandeira foram implantados 3 equipamentos de fiscalização eletrônica.

origem: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/08/17/interna_vidaurbana,592707/comeca-fiscalizacao-na-faixa-azul.shtml

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.