Câmeras de escolas e hospitais devem ser monitoradas pela SSP-AM

Listen to this article

Governo já havia anunciado projeto para câmeras do comércio e indústria. 
Equipamentos serão integrados ao CICC e ao Ciops.

Os circuitos de câmeras de escolas, hospitais e órgãos estaduais em Manaus também serão integrados ao sistema de monitoramento coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O governo estadual já havia anunciado o projeto que pretende incorporar câmeras de vigilância de empresas do comércio e da indústria. Um edital de credenciamento foi lançado na primeira quinzena de agosto.

De acordo com a SSP-AM, atualmente o sistema de segurança possui cerca de 230 câmeras em diversos pontos da capital. Os equipamentos são monitorados pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). A proposta é interligar os sistemas públicos com câmeras das redes de vigilância privada de postos de combustíveis, associações comerciais, bancos, supermercados e farmácias. As imagens serão monitoradas pela SSP-AM e devem facilitar ações das forças de segurança.

O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, explicou que serão incorporados primeiramente os sistemas de câmeras de órgãos e prédios do estado. “Vamos agregar primeiro os órgãos do estado porque é mais fácil fazer o acordo com eles e não implica nenhum custo. Nesse primeiro momento vamos integrar as câmeras das escolas da Seduc [Secretária de Educação] e possivelmente dos hospitais”, informou.

A previsão divulgada logo após o anúncio da proposta era que a integração começaria ainda no fim do mês de agosto. Entretanto, a nova previsão é até outubro deste ano. A Secretaria de Segurança atribuiu o atraso ao processo burocrático de publicação do edital.

“Estamos fazendo os convênios depois que o chamamento público foi autorizado pelo governador. Tem a questão burocrática do chamamento público. Agora é só a questão de viabilizar os convênios. Acredito que dentro de mais um mês ou dois teremos as imagens das empresas sendo monitoradas no Ciops”, justificou Fontes.

Segundo a SSP-AM, a adesão ao projeto não implicará custos para o estado. “O convênio implica em despesas de instalação, ou seja, as novas câmeras e os monitores que mostrarão as imagens e possivelmente o operador das câmeras serão patrocinados pelas pessoas dentro do convênio. Não vai haver imposição porque o convênio é um acordo”, comentou Sérgio Fontes.

origem: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/08/cameras-de-escolas-e-hospitais-devem-ser-monitoradas-pela-ssp-am.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.