Ameaçado de processo, pesquisador cancela palestra sobre câmeras IP

Listen to this article

O pesquisador de segurança suíço Gianni Gnesa cancelou uma palestra sobre a segurança de câmeras em rede (câmeras IP) que seria ministrada no dia 14 de outubro no evento Hack in the Box GSEC, em Cingapura. De acordo com a página do evento, o cancelamento foi justificado pelas ameaças legais sofridas por Gnesa.

Câmeras IP são filmadoras que transmitem as imagens captadas pela rede, seja cabeada ou sem fio (Wi-Fi). São notórias pela facilidade de uso, flexibilidade e baixo custo de instalação, sendo muito usadas para a vigilância de ambientes.

Segundo informações no site do evento, a palestraria apresentaria vulnerabilidades em algumas das principais câmeras IP disponíveis no mercado e demonstraria também como elas podem ser invadidas para que um hacker possa acompanhar as imagens sem ser percebido pelos donos das câmeras.

No Twitter, Gnesa desabafou: “se as empresas gastassem com segurança metade da energia que gastam perseguindo os pesquisadores, todos estaríamos mais seguros”.

Não foi informado qual fabricante seria exposto ou quem realizou as ameaças.

Notícias recentes não têm sido boas para fabricantes de câmeras IP: um pesquisador descobriu um canal secreto de administração protegido por uma senha 123456 e a Symantec revelou a existência de um vírus “benigno” criado para invadir câmeras e equipamentos de gravação para deixá-los mais seguros.

origem: http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/ameacado-de-processo-pesquisador-cancela-palestra-sobre-cameras-ip.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.