Câmeras de segurança derrubam nº de ocorrências policiais em Ilha Solteira

Listen to this article

Centro e pontos estratégicos passaram a ser monitorados.
Casos de vandalismo diminuíram mais de 90%; furtos 30%.

Os constantes casos de vandalismo levaram a prefeitura de Ilha Solteira (SP) a tomar uma medida que gerou um gasto significativo para os cofres públicos, há dois anos e meio: mais de 100 câmeras de vigilância foram espalhadas pela cidade.

Benedito Rufino tem 73 anos e deu um susto na família. O aposentado, que tem Alzheimer, pegou o carro para ir ao banco e não lembrava o caminho de volta. Quando o filho percebeu a demora começou a procurar o pai, mas só foi ter notícias dele quase 12 horas depois. “Imagine você perder seu pai, que saiu sem rumo, e com a doença. O mundo se abre e você fica sem chão”, comenta o filho, Márcio Cleber Rufino.

O Centro e pontos estratégicos passaram a ser monitorados. Hoje, o município apresenta números positivos. Os casos de vandalismo diminuíram mais de 90%. Alguns crimes também sofreram queda – e a vigilância foi além de ajudar a inibir a criminalidade.

Hoje, Ilha Solteira tem mais de 100câmeras que vigiam as ruas e os prédios públicos do município. Equipamentos que não ajudam apenas a encontrar pessoas. O principal objetivo deles é reduzir os índices de criminalidade.

As câmeras já registraram todo tipo de flagrante. O monitoramento, que custou aos cofres públicos R$ 1,5 milhão, é feito há mais de dois anos. De lá pra cá, alguns índices criminais diminuíram como os furtos, 30% e casos de estupro, 42%.  Para o delegado Miguel Ângelo Micas, o monitoramento sozinho não responsável pela queda, mas é uma ferramenta fundamental principalmente para esclarecer alguns casos. “As imagens podem servir como meio de prova e ajudam na comprovação dos autores dos crimes”, comenta Micas.

origem: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2015/06/cameras-de-seguranca-derrubam-n-de-ocorrencias-policiais-em-ilha-solteira.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.