Monitoramento do trânsito em Juiz de Fora deve começar em novembro

Serão instaladas câmeras em dez pontos da cidade.
Contrato de dois anos com empresa vencedora de licitação é de R$ 264 mil.

O monitoramento por câmeras do trânsito e transporte coletivo nas ruas de Juiz de Foradeve começar em novembro, de acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora. Equipamentos serão instalados em dez pontos da cidade.

A empresa contratada para realizar o serviço por dois anos foi a CBMAP Monitoramento. O contrato, que inclui o comodato dos equipamentos, foi assinado por R$ 264 mil e começou a valer em 8 de outubro.

O sistema tem o objetivo de automatizar e otimizar os processos de fiscalização, operação, planejamento, suporte e gestão de trânsito e transporte coletivo. Outra funcionalidade é a exibição para o usuário, em tempo real, das imagens do trânsito, ao mesmo tempo em que são apresentadas nas telas da Central de Controle e Monitoramento.

De acordo com o subsecretário de Trânsito da Secretaria Muncipal de Transportes e Trânsito (Settra), Eduardo Fácio, o resultado da licitação foi homologado em outubro porque a empresa passou por um período de testes do equipamento, que estava previsto no edital. “A câmera foi instalada no cruzamento das avenidas Brasil e Barão do Rio Branco. Ela tem capacidade de oferecer imagens não só deste ponto, como também de anteriores e posteriores. Conseguimos ver o fluxo com clareza desde a ponte na Avenida Rui Barbosa, em Santa Terezinha e também na Garganta do Dilermando”, explicou.

Agora a empresa tem até novembro para instalar as outras nove câmeras previstas. De acordo com o edital, ela deve disponibilizar toda a infraestrutura para monitoramento 24 horas durante os sete dias da semana. Também é de responsabilidade da vencedora da licitação o treinamento dos usuários e manutenção de todo o sistema.

A Central de Monitoramento está funcionando no prédio da Settra em sistema de teste. “Nossa expectativa é que tudo esteja pronto e funcionando no próximo mês. Com o sistema, temos a possibilidade de observar retenções e acidentes em pontos-chave, que impactam no nosso trânsito e avisar agentes e empresas”, ressaltou o subsecretário.

origem: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/10/monitoramento-do-transito-em-juiz-de-fora-deve-comecar-em-novembro.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.