Monitoramento do trânsito em Juiz de Fora deve começar em novembro

Listen to this article

Serão instaladas câmeras em dez pontos da cidade.
Contrato de dois anos com empresa vencedora de licitação é de R$ 264 mil.

O monitoramento por câmeras do trânsito e transporte coletivo nas ruas de Juiz de Foradeve começar em novembro, de acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora. Equipamentos serão instalados em dez pontos da cidade.

A empresa contratada para realizar o serviço por dois anos foi a CBMAP Monitoramento. O contrato, que inclui o comodato dos equipamentos, foi assinado por R$ 264 mil e começou a valer em 8 de outubro.

O sistema tem o objetivo de automatizar e otimizar os processos de fiscalização, operação, planejamento, suporte e gestão de trânsito e transporte coletivo. Outra funcionalidade é a exibição para o usuário, em tempo real, das imagens do trânsito, ao mesmo tempo em que são apresentadas nas telas da Central de Controle e Monitoramento.

De acordo com o subsecretário de Trânsito da Secretaria Muncipal de Transportes e Trânsito (Settra), Eduardo Fácio, o resultado da licitação foi homologado em outubro porque a empresa passou por um período de testes do equipamento, que estava previsto no edital. “A câmera foi instalada no cruzamento das avenidas Brasil e Barão do Rio Branco. Ela tem capacidade de oferecer imagens não só deste ponto, como também de anteriores e posteriores. Conseguimos ver o fluxo com clareza desde a ponte na Avenida Rui Barbosa, em Santa Terezinha e também na Garganta do Dilermando”, explicou.

Agora a empresa tem até novembro para instalar as outras nove câmeras previstas. De acordo com o edital, ela deve disponibilizar toda a infraestrutura para monitoramento 24 horas durante os sete dias da semana. Também é de responsabilidade da vencedora da licitação o treinamento dos usuários e manutenção de todo o sistema.

A Central de Monitoramento está funcionando no prédio da Settra em sistema de teste. “Nossa expectativa é que tudo esteja pronto e funcionando no próximo mês. Com o sistema, temos a possibilidade de observar retenções e acidentes em pontos-chave, que impactam no nosso trânsito e avisar agentes e empresas”, ressaltou o subsecretário.

origem: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/10/monitoramento-do-transito-em-juiz-de-fora-deve-comecar-em-novembro.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.