Itanhaém inaugura sistema de monitoramento

Listen to this article

São 28 câmeras na área central da Cidade, conectadas em um centro de operações; objetivo é registrar e prever ocorrências e inibir o crime

A brincadeira que circula entre agentes de trânsito e guardas municipais é a de que começou o Big Brother Brasil em Itanhaém. Um exagero, mas que define as pretensões da Prefeitura de utilizar a nova estrutura de monitoramento para melhorar a segurança no Município.

Desde semana passada, são 28 câmeras distribuídas pela região central da Cidade, pelo Centro de Operações e Inteligência (COI). O projeto integra o Programa Cidade Segura, conquistado via Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), por R$ 652 mil.

Segundo o secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Silvio Oliveira, há uma convicção de que as imagens registradas surtirão efeito prático no verão. “A principal benfeitoria é o aumento da sensação de segurança. O munícipe se sente melhor, enquanto o criminoso fica coagido ao saber que está sendo filmado”.

Maior movimento

No último final de semana, o sistema já foi utilizado para monitorar uma motocicleta roubada. “A Guarda Civil foi acionada e os ladrões abandonaram o veículo”, comenta o secretário.

O sistema de videomonitoramento tem câmeras instaladas em pontos onde existe maior concentração de movimento. Desses equipamentos, oito são da tecnologia speed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360º. As demais são modelos fixos, que além de prestarem respaldo às de 360º também oferecem precisão nos registros.

Ao todo, são 16 trabalhadores no comando do COI, sendo doze guardas civis municipais e quatro agentes de trânsito. Eles informam as equipes que atuam nas ruas quando há algum tipo de problema, como veículos parados em vias de grande movimento, além de outros tipos de ocorrências.

“A central de monitoramento está preparada para compartilhar informações com as forças policiais, tornando ágil a comunicação com as viaturas da PM mais próximas, por exemplo”, complementa Silvio.

origem: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/litoral-sul-e-vale/itanhaem-inaugura-sistema-de-monitoramento/?cHash=d5cfe8731826bb592a221345c620ca51

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.