Câmeras vão auxiliar polícia contra o crime em Dourados

Listen to this article

Projeto do Governo do Estado já rendeu a Dourados a instalação de 20 câmeras nos principais pontos e nas entradas e saídas do município

Um projeto do Governo do Estado para aparelhar oito cidades do Sul de Mato Grosso do Sul com monitoramento urbano por câmeras de segurança vai entrar em funcionamento este mês na cidade de Dourados.

Projeto que custou aos cofres públicos Estaduais pelo menos R$ 3,9 milhões já rendeu à maior cidade do interior de MS a instalação de 20 câmeras de monitoramento nos principais pontos e nas entradas e saídas do município.

Segundo o comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar, coronel Carlos Silva, o projeto deve ocorrer em integração com as forças de segurança na cidade. Carlos Silva ressalta que a empresa responsável pela instalação do sistema não deu uma data específica, mas informou que a fiscalização entra em funcionamento ainda em fevereiro. “O sistema começa funcionar este mês”, disse ao O PROGRESSO.

O principal objetivo é coibir crimes e auxiliar no esclarecimento de delitos, diminuindo ainda mais os índices de criminalidade. “Será uma ajuda neste sentido. Para que bandidos se sintam intimidados e que haja melhor esclarecimento de situações como furtos, roubos, acidentes, entre outros”, disse.

Se o começo é com 20 câmeras instaladas, o projeto prevê, segundo o comandante, a ampliação desta cobertura, mas isto ainda depende de recursos.

“No momento a ideia é interligar com outros projetos de monitoramento, principalmente, da Guarda Municipal, que já tem produzido frutos”, disse o comandante. “Se conseguirmos integrar os projetos do município, Estado e Federal, a cidade de Dourados pode ser uma das mais monitoradas do país”, completou, lembrando do projeto da Guarda Municipal, que previa 39 câmeras em sua plenitude, e do Sisfron, projeto da esfera federal que deve ser implantado.

O comandante ressaltou que este é um passo muito importante para a melhoria da segurança pública no município de Dourados. “Essa atuação ocorrerá também em parceria com outros órgãos de segurança que utilizarão o material das filmagens como troca de informações e base para buscas”, disse.

As imagens colhidas nos pontos em que as câmeras estão instaladas, como por exemplo, o cruzamento das ruas Presidente Vargas e Monte Alegre, em frente à guarita da Nelson de Araújo, e no cruzamento da Marcelino Pires com a rua José de Alencar, serão gerenciadas no Batalhão.

O coronel informou que haverá curso de especialização para os policiais que vão atuar neste departamento, a princípio, ministrado em Dourados. O monitoramento deve ocorrer por 24 horas.

rigem:  http://www.progresso.com.br/policia/cameras-vao-auxiliar-policia-contra-o-crime-em-dourados

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’  

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.