Flagrantes de câmeras de segurança aumentam 25% em Rio Claro, SP

Listen to this article

De janeiro a maio, foram registradas na cidade 1.262 ocorrências.
Já são 224 a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

O número de flagrantes feitos com a ajuda de câmeras de segurança em Rio Claro (SP) aumentou 25% de janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo período em 2015. A média é de 80 ocorrências nos últimos cinco meses contra 60 no ano passado, segundo levantamento feito pela Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM). Ao todos, os casos de furtos e roubos já somam 1.262 ocorrências, 224 a mais que em 2015.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), de janeiro a março foram registrados 313 roubos na cidade contra 253 no mesmo período do ano passado. Os roubos e furtos de veículos também aumentaram de 55 para 62 e 168 para 179, respectivamente. Os furtos em geram subiram de 560 para 706.

25 câmeras
Segundo a GCM, os flagrantes na cidade foram registrados diante das 25 câmeras espalhadas pela região central e em bairros. O trabalho de acompanhamento pelo videmonitoramento foi ampliado. Hoje, são 24 guardas que se revezam em quatro turnos para fazer o monitoramento 24 horas por dia.

Um dos flagrantes mostra a ação de uma dupla durante a madrugada entre a Rua 1 e a Avenida 8. A câmera registrou quando os dois homens apareceram com um pedaço de madeira para tentar arrombar a porta de uma loja. Um deles tentou forçar a vitrine, mas com a tentativa frustrada eles deixaram o local. Logo em seguida eles foram detidos por uma equipe da GCM.

Monitoramento
Desde um simples acidente de trânsito a um ato de vandalismo, como um homem que chutou um radar de velocidade instalado na Avenida 1 com a Rua 14, tudo é registrado pelas câmeras.

“Coibir 100% acredito que ninguém vai conseguir, mas se a pessoa se arrisca a cometer o crime ela vai sofrer uma consequência porque tem alguém vendo e essas imagens vão chegar às autoridades”, disse José Sepúlvida, diretor do Departamento de Gestão Integrada.

Furto a loja
Em outro flagrante, um homem na Avenida Visconde do Rio Claro aguarda o comparsa que está dentro de uma loja. Os dois tentaram furtar uma lavadora de alta pressão, usada para limpar carros. A dupla conseguiu retirar o equipamento da loja e ambos saíram andando tranquilamente. Mais a frente também foram abordados e detidos pela GCM.

“Pelas imagens da câmera eles conseguiram abordar os indivíduos no prazo de cinco minutos. É muito importante porque foi uma maneira que eles [os GCMs] retomaram rapidamente retomando o nosso objeto. Se não fosse o monitoramento, provavelmente a gente teria perdido”, disse a supervisora da loja, Carina Iaochite.

origem: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/05/flagrantes-de-cameras-de-seguranca-aumentam-25-em-rio-claro-sp.html

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.