Ciclovia Tim Maia será reaberta em agosto com sistema de monitoramento

Listen to this article

A Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, deve ter o trecho entre o Vidigal e São Conrado reaberto ao público em 60 dias. Uma parte de 20 metros de estrutura desabou após ser atingida por fortes ondas durante uma ressaca no mar no dia 21 de abril, matando duas pessoas.

A ciclovia vai do Leblon a São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro. O trecho entre Leblon e o Vidigal permanece aberto. A conclusão dos estudos para refazer a obra foi apresentada hoje (13) pela prefeitura.

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a perícia independente foi feita pela Coppe/UFRJ e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), que investigaram as causas do acidente e apontaram soluções de engenharia. A prefeitura contratou também o escritório Casagrande Engenharia para Conformidade de Qualidade de Projeto (CQP) para validar o projeto.

As instituições indicaram falha técnica no projeto executivo, com subdimensionamento da plataforma, que não estava com peso adequado para suportar o esforço vertical da onda no local conhecido como Gruta da Imprensa.

Segundo o secretário Municipal de Obras, Alexandre Pinto, será necessário fortalecer os pilares, utilizar cargas adequadas na plataforma e fazer a ancoragem da estrutura na rocha.

“A primeira etapa, de limpeza da área atingida, está ocorrendo no momento. Também estamos fazendo a demolição dos três pilares que susptentavam a obra. Em seguida, faremos a reconstrução das fundações. Os pilares serão novos e a fundação ancorada na rocha. O tabuleiro será concretado nos pilares, ou seja, o que a gente chama de solução hiperestática, formando uma estrutura única”.

A prefeitura acrescentou que será implantado um sistema de monitoramento de ondas na cidade, que vai reforçar o alerta de ressaca da Marinha e pode indicar o fechamento da ciclovia em caso de risco. De acordo com o coordenador do Alerta Rio, Ricardo Dorsi, duas boias de monitoramento já operam na entrada da Baía de Guanabara e mais duas serão adquiridas pela prefeitura, ainda sem local definido para instalação.

“A prefeitura está fazendo gestões e estudos para instalação desse monitoramento, baseado em recomendações do INPH e da Coppe. A ideia é capacitar o Centro de Operações a monitorar e a interditar, quando for necessário, a ciclovia para ciclistas e pedestres. Esse sistema será feito em etapas. No início, vamos contar com duas boias que monitoram a altura, direção e temperatura da água”.

As interdições serão feitas com o fechamento dos oito pontos de acesso principal da ciclovia e mais um complementar, serão colocadas cancelas, correntes metálicas, placas informativas, sinais luminosos com acionamento remoto, câmaras de vídeo para monitorar visualmente as condições do mar, bem como um possível acesso de ciclista ou pedestre a local indevido.

Conforme Paes, a vontade da prefeitura é que tudo fique pronto antes da abertura da Olimpíada, prevista para o dia 5 de agosto. Entretanto, a ciclovia só será reaberta quando o sistema de monitoramento e o estudo de riscos estiverem completos.

origem: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/ciclovia-tim-maia-sera-reaberta-em-agosto-com-sistema-de-monitoramento

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.