Com 800 câmeras, metrô de Salvador ganha sala de segurança e controle

Listen to this article

O Centro de Controle Operacional do metrô, inaugurado pelo governador Rui Costa na manhã desta terça-feira (14), é uma espécie de cérebro do sistema: ele monitora imagens de segurança de 800 “olhos”, espalhados pelas estações e suas proximidades, como passarelas, e é capaz não só de mover os braços de suas equipes para resolver rapidamente problemas que identifique mas também de dar o estimulo necessário para desligar ou acordar máquinas.

O centro funciona no Pátio Pirajá, um complexo de edifícios onde funciona os galpões de manutenção e administração da concessionária, no bairro do Calabetão, próximo da Estação Pirajá. Em resumo é uma sala com 44 televisores conectados a uma dezena de computadores que permitem ver tudo que acontece no sistema, de algum comportamento anormal nos trilhos a um ato de vandalismo, de um assalto a uma área que precisa de limpeza.

Apesar da inauguração do espaço só ter ocorrido hoje, a estrutura funciona desde o final de maio. Antes disso, havia uma outra sala, na Estação Acesso Norte, que cumpria uma função similar, mas sem capacidade para atender todo o sistema, que deve crescer com a conclusão das obras da Linha 2. No Acesso Norte eram 12 telas monitorando o sistema, agora são 44 telas LCD de 55 polegadas, integradas em um paredão de 8 metros. O sistema não só exibe, mas também grava as imagens 24h por dia.

Além disso, os operadores do centro conseguem intervir na operação. “Em caso de qualquer incidente o operador consegue ligar ou desligar um trecho, armando ou desarmando um disjuntor da subestação, por aqui pelo Centro. Além disso, qualquer necessidade de manutenção, uma lâmpada que precisa ser reposta, por exemplo, consegue ser percebido e solucionado rapidamente”, explica Hamilton Trindade, responsável pela unidade.

O sistema usado para o controle dos trens é alemão, mas o sistema é complexo e integra diferentes tecnologias. “É um sistema multilíngue, com tecnologias de várias partes do mundo, coreanas, francesas, alemães, espanholas, eu diria que algumas tecnologias americanas também e muitas tecnologias brasileiras, temos um índice de nacionalização bastante alto”, detalhou o diretor-presidente da CCR Bahia, Luis Valença. Ele explica que, com a estrutura atual já é possível operar o metrô em Salvador e em Lauro de Freitas, como previsto para o final do próximo ano. 

A inauguração do CCO acontece na semana que se completa dois anos de operação do sistema. “O balanço desses dois anos é positivo, as obras (da Linha 2) estão a todo o vapor e dentro do calendário previsto”, avaliou o governador Rui Costa. Segundo a CCR, a linha 2, que ligará a Rotula do Abacaxi ao Aeroporto de Salvador, tem 39% das obras concluídas no momento.

Por conta de burocracias apenas as estações Pernambués e Rodoviárias estão atrasadas. As estações Acesso Norte-Detran devem ser as primeiras da Linha 2 a serem entregues, em agosto. Elas já têm 98 e 95% de obras concluídas, respectivamente. Em outubro deve entrar em operação a estação Rodoviária, que atualmente está com 455 das obras concluídas.

‘Big Brother’ e Segurança
Com as 800 câmeras, a CCR acredita que garante a segurança dentro das estações, que não registraram, segundo eles, nenhum incidente de segurança pública até o momento. Além das câmeras, 300 agentes de segurança atuam no sistema e todas as passarelas serão monitoradas. Imagens do metrô vão também começar a compor a rede de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública, como já ocorreu no período do Carnaval deste ano.  “Estamos garantido mais segurança para a população, já que vamos partilhar essas imagens com a Secretaria de Segurança Pública, que vai reunir informações e imagens de todo o estado”, afirmou o governador Rui Costa. 

origem: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/salvador/noticia/com-800-cameras-metro-de-salvador-apresenta-sala-de-seguranca-e-controle/?cHash=078b76a6e2ab1c20b29b2044f9aad749

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.