Governo adota medidas para garantir segurança nas escolas públicas

Listen to this article

Uma reunião convocada pela Secretaria de Estado da Educação definiu ações para garantir mais segurança nas escolas públicas estaduais. O encontro foi coordenado pelo governador Wellington Dias, com a presença do Secretário de Segurança, Fábio Abreu, do Comandante da PM, Cel. Carlos Augusto, do Delegado Geral, Riedel Batista, além da secretária de Estado de Educação (Seduc), Rejane Dias.

Durante o encontro foram discutidas medidas visando a diminuição dos casos de assaltos ou furtos dentro e fora das escolas. As ações serão adotadas pela segurança estadual, com apoio da Educação. Rejane Dias comentou que desde o ano passado a Seduc já atua em conjunto com a Segurança para reduzir os casos de violência na escolas, mas que as ações precisam ser ampliadas.

“Devido ao alto índice de crimes registrados em 2015, a Seduc já havia solicitado o aumento do número de viaturas e do contingente do Pelotão Escolar (CIPE) reduzindo drasticamente os casos nos bairros mais problemáticos, como o Promorar e Dirceu. Porém, ainda registram-se ocorrências desses crimes, principalmente em localidades mais afastadas”, comentou.

Desta forma ficou decidido que a Secretaria de Segurança, com o apoio da Seduc, vai adotar medidas que visam: aumentar a presença policial nas regiões de maior incidência desses tipos de crime; aumentar o monitoramento por câmeras; fazer intervenções físicas para dar mais proteção às unidades escolares e realizar campanhas contra o uso de drogas entre os alunos da rede estadual.
 
AÇÕES DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
 
1) Presença ostensiva da polícia através dos batalhões de cada região em Teresina e, se necessário, com a compra de folga dos policiais para que fiquem no interior das unidades escolares.
 
2) Instalação do Sistema de Vigilância por câmeras nas escolas com maior incidência e localizadas em regiões mais vulneráveis, interligado diretamente à CIPE (Pelotão Escolar) e à Secretaria de Educação, com monitoramento constante.
 
3) Monitoramento e tipificação das ocorrências e dos acusados, com o apoio do Pelotão Escolar, para facilitar a ação da Polícia Civil na investigação dos casos e das estratégias preventivas pela Polícia Militar.
 
4) Aumento dos muros das escolas, já em execução.
 
5) Operação deflagrado pela polícia civil no sentido de investigar os furtos ocorridos dentro das escolas e pontos de venda de drogas próximo às escolas.
 
6) Palestra de prevenção ao uso de Drogas que serão ministradas pela PM e o programa Testemunho Vivo, em parceria com a Fazenda da Paz.

origem: http://cidadeverde.com/noticias/222758/governo-adota-medidas-para-garantir-seguranca-nas-escolas-publicas

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.