Ícone do site GuiadoCFTV

Novo sistema de câmeras auxilia agentes penitenciários no monitoramento de presídio em Jardim

Listen to this article

Câmeras de vigilância instaladas no Estabelecimento Penal Máximo Romero, em Jardim, estão ajudando a reforçar a segurança no local

Câmeras de vigilância instaladas no Estabelecimento Penal Máximo Romero, em Jardim, estão ajudando a reforçar a segurança no local. O sistema foi implantado há menos de um mês e está auxiliando os agentes penitenciários na vigilância e monitoramento, tanto interno quanto externo, na unidade prisional.

Para a implantação do sistema, o estabelecimento prisional contou com o apoio da direção da Penitenciária de Naviraí e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

De acordo com o diretor do presídio, Ramão Dario Ricardi, as câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da unidade. “São equipamentos de excelente resolução e alto alcance”, garante o dirigente. “Pelo monitor, tudo é acompanhado por um agente penitenciário r e as informações ainda ficam gravadas em um disco rígido , caso sejam necessárias averiguações futuras”, completa.

Segundo o administrador do presídio, agente Zacarias Martins Antiqueira, apesar de o sistema já ser um grande avanço para o presídio, está sendo estudada uma nova aquisição de mais itens de monitoramento, reforçando ainda mais a segurança no local e auxiliando os servidores em seu trabalho.A melhor visualização dos espaços está contribuindo, também, para o melhor monitoramento da muralha, que, por a unidade estar em área urbana e haver grande fluxo de pessoas nos arredores, tem como problemática constante o arremesso de materiais proibidos por cima do muro, conforme aponta o chefe de Segurança e Vigilância do Estabelecimento Penal, Gilson Lino Filho. “As câmeras auxiliam o corpo de segurança, no que se diz respeito ao monitoramento. Para se ter uma ideia, desde a data da instalação obtivemos grande êxito na apreensão de entorpecentes e celulares arremessados”, aponta o agente penitenciário.

O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, destaca que os agentes penitenciários lotados em Jardim demonstraram, desde o início de sua gestão, uma grande vontade de colaborar, assumindo a operacionalização de uma nova ala da unidade, mesmo sem as condições devidas. “Isso demonstra o valor desses servidores, que merecem os elogios da administração”, agradece. “Agora, com as câmeras de monitoramento, a segurança fica melhor assegurada, embora o momento da instituição seja delicado pela falta de servidores em todos os presídios do Estado”, finaliza.

origem: http://www.acritica.net/editorias/geral/novo-sistema-de-cameras-auxilia-agentes-penitenciarios-no/170836/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile