PM vai usar balões com câmeras para ajudar na segurança da Rio 2016

Listen to this article

A PM também vai usar 3.029 viaturas para o deslocamento e três balões com câmeras de alta resolução que vão auxiliar no policiamento

A Polícia Militar (PM) vai mobilizar 13.917 homens por dia durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O esquema contará com um reforço de 3.503 militares que serão somados aos 10.414 policiais que vão atuar no policiamento ostensivo. A PM também vai usar 3.029 viaturas para o deslocamento e três balões com câmeras de alta resolução que vão auxiliar no policiamento.

Os balões vão ficar a cerca de 1 quilômetro de altura e contarão com um sistema de transmissão e geração de imagens em tempo real e alta definição para as estruturas que compõem o Sistema Integrado de Comando e Controle, reunindo várias forças de segurança e defesa. Com alcance de até 2 quilômetros, os balões serão colocados na Quinta da Boa Vista, na zona norte, no Jockey Club Brasileiro, na Lagoa, na zona sul e no Riocentro, nas proximidades do Parque Olímpico, aque vai funcionar 24 horas por dia.

As unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) receberão um reforço de 634 policiais. Durante a Rio 2016, a PM suspendeu férias e licenças especiais dos militares. O reforço no patrulhamento terminará no dia 30 de setembro, após as Paralimpíadas.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Edison Duarte, as responsabilidades dos Jogos Olímpicos são compartilhadas e foram definidas ao longo de 2015, resultando no Plano Integrado de Segurança e Ordenamento Urbano. O documento apresenta a matriz de atribuições dos órgãos envolvidos na segurança e defesa.

“Nossa responsabilidade é fazer o policiamento no perímetro externo imediato das instalações. O planejamento e a integração entre as agências vêm sendo aplicado nos eventos-teste”, destacou Duarte.

A PM vai atuar no entorno dos locais de competições. O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) vai atuar no interior do Maracanã e no Estádio Olímpico, o Engenhão. Também haverá reforço nos terminais de transporte público, áreas de interesse turístico, vias expressas, além do Boulevard Olímpico, Parque de Madureira e o Centro Esportivo Miécimo da Silva.

As unidades do Comando de Operações Especiais, como o Bope, Choque, Batalhão de Ações com Cães, além do Grupamento Aeromarítimo, vão atuar em tempo integral na segurança dos locais de competição. Um carro de comando e controle da corporação ficará baseado na Região do Porto Maravilha e outro na Barra da Tijuca, perto do Riocentro.

origem: http://www.metropoles.com/brasil/policia-br/pm-vai-usar-baloes-com-cameras-para-ajudar-na-seguranca-da-rio-2016

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.