Santo André não tem prazo para inaugurar central de mobilidade

Listen to this article

 Problemas técnicos adiam, pela terceira vez, a implantação da central de monitoramento interativa de Santo André. O projeto, cujo objetivo é otimizar o fluxo de veículos e reduzir os congestionamentos na cidade, estava previsto para operar no primeiro semestre de 2015, no entanto, não há novo prazo para que a melhoria saia do papel, segundo a administração municipal.

Apresentado pela Prefeitura em 2014, o programa se tornou calcanhar de Aquiles para o Departamento de Engenharia de Tráfego do município. A Prefeitura desembolsou R$ 7 milhões na compra de software desenvolvido pela empresa alemã Siemens, capaz de reprogramar os semáforos em tempo real de acordo com a demanda da região. No entanto, o equipamento segue parado à espera da conclusão da central de monitoramento.

O primeiro prazo de conclusão do projeto foi adiado devido à indefinição do espaço físico que abrigaria o centro de controle do tráfego. Na época, a Prefeitura ainda não havia definido as vias que seriam beneficiadas pelo sistema. Novo prazo – até o fim de abril – foi apresentado e, consequentemente, descumprido pela administração. A justificativa para a mudança foi a de que o prédio que receberia os equipamentos da central, localizado na Rua Ilhéus, precisaria passar por reforma estimada em R$ 100 mil.

Confiando que o novo prazo seria cumprido, a Prefeitura começou a instalar pela cidade, no fim de maio, 61 câmeras de monitorando que seriam utilizadas para repassar as informações de trânsito para a central de mobilidade, no entanto, a expectativa não foi confirmada, tendo em vista atraso no processo de calibração do sistema.

Por meio de nota, a Prefeitura de Santo André declarou que embora não tenha novo prazo para iniciar a operação dos serviços, o Departamento de Engenharia de Tráfego trabalha no processo de calibração dos laços de contagem.

 

FUNCIONAMENTO

Quando instalada, a central de monitoramento irá beneficiar os cerca de 175,5 mil motoristas que circulam diariamente pelo corredor formado pelas avenidas Santos Dumont, Giovanni Battista Pirelli e Dom Pedro II. A previsão da Prefeitura é a de que a fluidez das vias municipais seja otimizada em pelo menos 10%.

origem: http://www.dgabc.com.br/Noticia/2118020/santo-andre-nao-tem-prazo-para-inaugurar-central-de-mobilidade

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.