Cidades mais seguras sob o olhar de um completo sistema de vídeo-vigilância

Listen to this article

Um município chileno é o exemplo de que a implementação de um sistema de vídeo-vigilância permite não apenas melhorar os índices de segurança em uma cidade, mas também aumentar a sensação de tranquilidade entre os seus habitantes

O DESAFIO: O município chileno de Santo Domingo necessitava de um sistema de vídeo-vigilância que permitisse ter “olhos digitais” em todo os distritos, incluindo em suas zonas rurais.

A SOLUÇÃO: XProtect® Smart Client da Milestone. Câmeras AXIS. Ligações sem fio RADWIN. Solução de LPR da Natural Labs. Servidores da SUPERMICRO.

AS VANTAGENS: Graças a esta implementação foi possível manter os níveis elevados da segurança na cidade, e fazer com que Santo Domingo seja reconhecida como a cidade mais segura da região (incluindo também a mais segura do país). As principais características da ferramenta adquirida são a facilidade de utilização e a reprodução imediata; que também permite vigiar -em tempo real- várias zonas da cidade, sem ter que investir em recursos humanos, como se fazia anteriormente.

O município chileno de Santo Domingo (localizado na Região V do país) realizou um importante projeto com o objetivo de criar uma cidade mais segura para todos. Este projeto foi executado em razão do crescimento dos índices de delinquência na região, e a necessidade de instalar câmeras para melhorar a sensação de segurança, mediante a visualização dos grupos geradores de delitos, que afetam diretamente os habitantes do município.

O projeto compreendia a instalação das câmeras no setor do Balneário (cobrindo os acessos) e culminando na área de San Enrique, pela estrada da Fruta, onde os equipamentos auxiliam no controle de trânsito e no monitoramento dos veículos suspeitos. Cabe ressaltar que o sistema dispõe de 72 câmeras de diferentes tipos, tais como PTZ, fixas, de visão noturna e LPR, entre outras.

É importante acrescentar que esta não foi a primeira solução tecnológica que Santo Domingo utilizou para controlar a sua segurança. De acordo com os porta-vozes do Departamento de Segurança Pública do município, antes de empreenderem esta iniciativa, a região contava com uma solução baseada em DVRs (gravadores de vídeo digital) que transmitiam as imagens pela Internet

RESULTADOS NO MUNICÍPIO

Graças a esta implementação tem sido possível manter os níveis ideais de segurança pública, que fazem com que Santo Domingo seja reconhecido como o município mais seguro da região (e até mesmo do país), fazendo com que os empresários considerem investir na cidade. “Desta forma nos sentimos retribuídos como município”, afirmou Fuentealba.

Graças a estes resultados, neste ano Santo Domingo irá atualizar o seu sistema para a plataforma 2016. Além disso, o município está trabalhando em novas expansões de câmeras para as áreas vulneráveis, reconhecendo que o crime é móvel, isto significa que o atos criminosos podem ocorrer em qualquer lugar na cidade.

Para Fuentealba, as principais características da ferramenta adquirida são a facilidade de utilização e a reprodução imediata. Ela também permite monitorar -em tempo real-várias áreas do município, sem ter que investir em recursos humanos, como se fazia anteriormente.

Enquanto isso, Cristian Laude disse que ao apresentar o projeto para o município, eles ficaram admirados com a solução que a Milestone oferecia. Além disso, Laude salientou que o município está muito satisfeito com a plataforma e faz uso permanente da solução de cliente móvel, a partir da qual (os usuários desde o prefeito até os inspetores atuando nas áreas) podem visualizar em tempo real, tudo o que acontece no município.

O integrador acrescentou que a sensação no município é de que esta solução atende às expectativas em todos os níveis, pois oferece facilidade nas trocas de imagens e permite designar números para as câmeras e telas de visualização, facilitando o trabalho dos gestores.

Além disso, o especialista disse que eles estão desenvolvendo atualmente, um protótipo de câmera para os inspetores municipais, para que possam transmitir em tempo real para a sala de monitoramento.

Para finalizar, Cristian Fuentealba acrescentou que através dos seus indicadores, pode garantir que a comunidade de Santo Domingo reconhece a prevenção através das câmeras de vídeo-vigilância que foram instaladas. “Isso nos enche de orgulho porque outras comunidades, como Las Condes, copiaram nosso sistema”, concluiu o porta-voz. 

origem: www.milestonesys.com/link/b8dc827ff7d84811a63ffebc1df18795.aspx

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.