Semob amplia monitoramento do trânsito em João Pessoa

Listen to this article

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) ampliou o serviço de monitoramento do transporte coletivo e do trânsito na Capital, com novos investimentos na estrutura e tecnologia do setor.

O Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), que funciona na sede da Semob, foi totalmente reestruturado. São novas instalações e mais equipamentos para proporcionar uma melhor prestação de serviço à população. É nesse setor que a equipe gerencia, por meio dos chamados “olhos eletrônicos”, o monitoramento e a fiscalização do trânsito e transporte de toda a cidade.

Até o mês de setembro passado, o monitoramento do trânsito era feito por 44 câmeras e dez telas, com quatro agentes por turno de seis horas. Atualmente, com a reestruturação do COTT, que agora também passa a monitorar a circulação dos ônibus das linhas urbanas de João Pessoa, são 59 câmeras, 20 telões e seis agentes por turno, que receberam treinamento específico para realizar essa nova atribuição.

Carlos Batinga, superintendente da Semob, destacou a importância dos investimentos realizados pelo órgão para uma melhor prestação de serviço ao cidadão. Outro ponto é que o aumento do número de câmeras de monitoramento tem reflexo direto na redução de acidentes de trânsito, pois a presença desses equipamentos inibe o cometimento de infrações pelos condutores, seja este motorista ou motociclista. “Os investimentos em tecnologia, monitoramento e capacitação da equipe de gestão são fundamentais para melhorar a mobilidade urbana na nossa cidade”, disse.

Colaboração dos usuários – Outra novidade é o aplicativo ‘JampaBus Semob’, que informa em tempo real a localização dos ônibus e o horário estimado de chegada na parada onde está o passageiro. O aplicativo pode ser instalado em smartphones e tablets (com sistema operacional Android).

Os usuários do transporte coletivo que já têm instalado o aplicativo podem contribuir com o monitoramento do COTT, comunicando ao setor possíveis irregularidades nas linhas de ônibus. O objetivo da Semob com essa iniciativa é melhorar a qualidade do serviço do transporte coletivo para quem utiliza.

Canal com a população – O COTT vai concentrar o acionamento dos agentes de mobilidade que estão em campo para atender as ocorrências de trânsito e transporte visualizadas pelas câmeras ou por meio de solicitação da população. O cidadão pode solicitar o serviço ligando para os números 3218-9420 ou 9 8760-2134 diariamente, das 6h da manhã à meia-noite. Após este horário, os números são os seguintes: 3218-9310 e 3218-9311, da equipe de plantão no Terminal de Integração do Varadouro (TIV).

origem: http://www.maispb.com.br/198496/mais-cameras-semob-amplia-servico-de-monitoramento-transito-na-capital.html

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.