Rechuan destaca ações no setor de Ordem Pública

Listen to this article

Entre as melhorias, prefeito destacou a implantação do sistema de vigilância

O prefeito de Resende, José Rechuan (PP) fez um balanço de suas realizações na prefeitura na área de Segurança Pública durante seus dois mandatos; de 2009 a 2016. Entre as melhorias, destacam-se a implantação do sistema de vigilância da cidade através das câmeras de monitoramento; aumento do efetivo e da frota de carros da Guarda Municipal; retomada do funcionamento do Instituto Médico Legal (IML) e gestões junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro – que resultaram em mais veículos para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

“Desde que começou a funcionar, ainda durante o nosso primeiro governo, o sistema por câmeras de vigilância flagrou imagens que ajudaram a esclarecer algumas ocorrências, entre elas tráfico de drogas, acidentes de trânsito e até mesmo o despejo de entulhos em vias públicas. Esses fatos mostram o quanto o serviço tem sido importante para auxiliar na segurança dos moradores da nossa cidade. Portanto, muitos resultados positivos já foram alcançados, mas continuamos trabalhando para aprimorar cada vez mais este sistema. Estamos em conversações, por exemplo, com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, tentando ampliar o número de agentes mobilizados para o trabalho de vigilância na sala de monitoramento”, disse o prefeito.

Atualmente, o sistema de monitoramento da Prefeitura de Resende tem 33 câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos da cidade, e cada um destes equipamentos alcança até 800 metros. Além das câmeras, o sistema de monitoramento dispõe ainda de cinco bases fixas (totens), em funcionamento na Avenida Francisco Fortes Filho, no Acesso Oeste; Avenida Coronel Mendes, Manejo; Praça Oliveira Botelho, Centro; calçadão da Avenida Albino de Almeida, em Campos Elíseos, e Praça Odilon Motinha, no bairro Paraíso. Seis câmeras de monitoramento funcionam em cada uma destas bases fixas, totalizando, portanto, mais 30 equipamentos no sistema de vigilância ostensiva.

Desde janeiro de 2009, a Prefeitura de Resende investiu também na melhoria das condições de trabalho da Guarda Municipal, a começar pelo aumento do efetivo da corporação, que era de 123 no final de 2008 e passou para 175. A frota da Guarda também foi ampliada e hoje conta com 30 veículos, entre carros e motocicletas.

O batalhão da corporação ganhou uma nova sede, passando da Avenida Dorival Marcondes de Godoy, na entrada da cidade, para o bairro Liberdade, onde as instalações são mais amplas. Os agentes passaram a fazer também, vigilância com o auxílio de bicicletas. Sem contar a ampliação das parcerias com a Polícia Militar, que resultaram, entre outras ações, no reforço da vigilância nos horários de entrada e saída de alunos em escolas do município.

Um problema que causava transtornos à população em 2009, na área de segurança pública, foi solucionado no primeiro ano da administração de Rechuan. Com as modificações no sistema viário, os guardas municipais passaram a atuar no controle e vigilância do trânsito.

POSTO DO IML

O posto do IML de Resende estava fechado há mais de quatro anos. Graças ao apoio da prefeitura, que realizou a reforma geral da unidade, no bairro Vila Moderna, a unidade teve o seu funcionamento retomado naquele mesmo ano, e atende até hoje; não só Resende como as cidades de Itatiaia, Porto Real e Quatis.

A prefeitura reivindicou também à Secretaria Estadual de Segurança Pública, o reforço da frota da Polícia Militar – instituição responsável pelo policiamento ostensivo do município. Essa solicitação também foi atendida: em setembro de 2011; a corporação recebeu mais 30 viaturas.

origem: http://avozdacidade.com/site/noticias/politica/55485/

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.