Sistema monitora florestas e combate incêndios

Listen to this article

A cada 30 minutos, uma floresta é incendiada no Brasil. De acordo com relatório do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), de janeiro a outubro de 2016, mais de 13 mil casos de incêndios florestais e fogachos foram registrados. Foram 160,5 mil hectares queimados no último ano. 

Foram 160,5 mil hectares queimados no último ano. Mas a boa notícia é que isso pode ser evitado através de uma nova tecnologia, que  oferece informações em tempo real para identificar e controlar focos de incêndio em áreas florestais. Um sistema de monitoramento com câmeras em pontos estratégicos já aciona o alerta, com isso, é possível tomar medidas para apagar o fogo a tempo.

Recursos de vídeo são o diferencial

Especializada em projetos de automação e gerenciamento, a COALTECH Engenharia desenvolveu recentemente o SYSFOREST. Esse sistema inovador permite economia de esforços e protege o patrimônio florestal ou áreas de plantio de maneira mais eficaz.

Como afirma César Baliza, diretor comercial da COALTECH Engenharia e responsável pela equipe de criação do SYSFOREST, trata-se de algo diferente do modelo tradicional. Áreas bem extensas podem ser monitoradas de maneira totalmente remota.

“Não há necessidade de pessoas nas zonas de monitoramento. E o grande diferencial do SYSFOREST são seus recursos de vídeo, transmissão de imagens e dados de alta tecnologia”, alerta o especialista.
Independência e economia são vantagens garantidas aos usuários do SYSFOREST , já que sua execução independe de operadores, sendo dispensada a  contratação de vigilantes e guardas, possibilitando uma redução de custos operacionais, que podem ser revertidos para outros investimentos.
Logo que é detectada a fumaça, já são tomadas as devidas medidas para o combate do incêndio. A brigada é acionada na mesma hora, agilizando o processo de preservação desses patrimônios florestais e agrários. 

Monitoramento 24 horas

Em um modelo inspirado no sucesso europeu e da África do Sul, a COALTECH Engenharia consegue manter a qualidade do seu sistema. E uma das marcas disso é sua operação durante 24 horas por dia.
O alcance dessas câmeras pode chegar a 40 km, o que destaca o sistema. Ficando instaladas em torres de comando a aproximadamente 45 metros de altura e distribuídas em pontos estratégicos dentro da floresta as mesmas são alimentadas utilizando painéis fotovoltaicos, possibilitando o controle remotamente através da comunicação via rádio diretamente da central de monitoramento.
Ao mesmo tempo, também é mantida comunicação com a base. Trata-se de uma estação de controle para o monitoramento florestal. Ao contrário dos modelos mais tradicionais, a eficácia é bem maior.

Casos de sucesso

Já faz cerca de 4 anos que o SYSFOREST está no mercado, como aponta o diretor comercial responsável da COALTECH Engenharia, César Baliza, e durante esse período, o sistema já foi montado em diversas cidades do interior de Minas Gerais.
A empresa está trabalhando na conscientização de proprietários e órgãos ligados a áreas florestais da importância de uma prtevenção mais tecnológica, com funcionamento e vantagens do SYSFOREST. O futuro da manutenção das áreas florestais pode depender dessa estratégia.

Origem: http://www.centralflorestal.com.br/2017/12/sistema-inovador-monitora-florestas-e.html

Marcelo Peres
GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?Importante:Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.