Curitiba deve instalar 280 câmeras de reconhecimento facial nas ruas

Listen to this article

Ruas repletas de câmeras com reconhecimento facial, um verdadeiro cerco invisível. Quem escuta até pensa que é algum enredo de filme ou série fictícia. Mas o projeto Muralha Digital não tem nada de ficção e está prestes a ser implantado em Curitiba.

São 280 câmeras espalhas pela cidade com a capacidade de reconhecer facialmente quem é capturado pelas lentes. Além disso, os veículos também poderão ser identificados  – tudo em tempo real.

Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, o projeto custará R$ 35 milhões aos cofres da capital e facilitará o trabalho das equipes de segurança.

O sistema também poderá ser programado para emitir alertas de segurança para a viatura mais próxima. Como por exemplo, caso uma pessoa foragida da Justiça passe pelas lentes.

O programa inteligente faz todo o trabalho de identificação de pessoas e veículos de forma autônoma.

A ideia é que no futuro, após a etapa inicial, a “Muralha Digital” seja integrada com radares e câmeras de imóveis particulares.

Para escolher onde será instalado cada equipamento, a Prefeitura vai utilizar o “Mapa do Crime”. Dessa maneira, as vias com maior movimentação de veículos, como as áreas de acesso à cidade, comportarão equipamentos de identificação de veículos. Já os locais com grande fluxo de pedestres contarão com as câmeras de reconhecimento facial.

A prefeitura deve fazer uma licitação internacional para definir a empresa que vai fornecer os equipamentos e softwares de inteligência. A previsão é que o projeto esteja funcionando em até seis meses.

Origem: CBN Curitiba

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.