Carnaval: PM vai fazer monitoramento por drone, binóculo e canhões de luz

Listen to this article

Roubo e furto são as principais ocorrências registradas durante o carnaval. Na capital mineira, a Polícia Militar (PM) apresentou na manhã desta quarta-feira um plano de segurança com novidades em relação ao ano passado. A utilização de equipamentos altamente tecnológicos prometem evitar crimes no que deve ser o maior carnaval visto na cidade: com o fluxo de mais de 4,5 milhões de foliões, 590 blocos cadastrados e 700 desfiles. 

Uma das novidades é o videomonitoramento por meio de drones que vão sobrevoar as áreas no entorno dos blocos. A medida, realizada em parceria com Polícia Civil, vai ampliar a capacidade de monitoramento visual das unidades móveis. “Serão três drones que atuarão em eventos mais complicados, com o maior número de pessoas”, explicou coronel Anderson de Oliveira, comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC). 

“É uma câmera de alta potência que observa o evento do alto e permite a aproximação de até 20 vezes. Para se ter ideia, se o indivíduo estiver contando dinheiro, conseguimos identificar até quais são as notas”, acrescentou. Assim, será possível reconhecer na multidão qualquer ação diferente, como um tumulto. A informação é repassada para a equipe de solo que prenderá ou interceptará a pessoa suspeita.

Além dos drones, a PM contará com caminhões que permitem a instalação de câmeras móveis. São os Centros Integrados do Comando e Controle Móvel. Em coletiva de imprensa na Cidade Administrativa, em Venda Nova, foi detalhado que a unidade possui câmeras com reconhecimento facial com capacidade de monitoramento no entorno de um raio de até cinco quilômetros, além de visão noturna e leitura de calor que possibilita a identificação de armas. As câmeras fazem giro de até 360 graus.

Origem: EM

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.