Caraguá testa câmeras de reconhecimento para detectar foragidos e veículos roubados

Listen to this article

Serviço está em operação temporária. Recurso ganhou destaque no carnaval, quando um homem foragido da Justiça foi identificado em meio a multidão em Salvador.

Caraguatatuba testa quatro câmeras com o recurso de reconhecimento facial para localizar procurados da Justiça. O equipamento também pode detectar a circulação de carros roubados. A tecnologia, que busca comparação visual em um banco de dados ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), está em uso em quatro dos dez equipamentos instalados em postes em fevereiro.

De acordo com a Caraguá Luz, concessionária responsável pela iluminação pública da cidade e que ofereceu a tecnologia ao município, a técnica foi importada do Japão por uma empresa de monitoramento que atua em parceria com a concessionária.

O reconhecimento facial é operado em câmeras instaladas em fevereiro em postes na rua Santa Cruz, na rodoviária e no Paço. Segundo a empresa, com a Parceria Público-Privada (PPP), a iniciativa não terá custo para a prefeitura, sendo apenas um modelo em teste.

A intenção da empresa é manter o projeto piloto e oferecer o serviço para a administração, com custo, após seis meses de operação. Os resultados só serão divulgados depois deste período.

O sistema opera com uma tecnologia de alta definição que identifica rostos e placas de carro para identificar possíveis irregularidades por meio de um sistema de inteligência artificial.

Segundo a Caraguá Luz, o objetivo é auxiliar na segurança pública, trânsito, monitoramento de veículos, reconhecimento facial e produção de dados analíticos. O custo do serviço fora do período de testes não foi informado.

Origem: G1

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.