Novos relógios de rua terão câmeras de monitoramento em Porto Alegre

Listen to this article

Item está previsto no edital de concessão lançado nesta segunda-feira (20) pela prefeitura da Capital

Além de registrar hora e temperatura, os futuros relógios eletrônicos de Porto Alegre também devem contar com câmeras de segurança. A obrigatoriedade está no edital lançado pela prefeitura da Capital nesta segunda-feira (20).

De acordo o texto, o sistema será interligado ao Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic), ampliando o monitoramento eletrônico do município. Os 168 novos equipamentos também devem contar com medição de raios ultravioletas e podem oferecer Wi-Fi.

— Agregamos ao novo edital a estratégia de monitoramento eletrônico, que é uma das nossas contribuições para a segurança pública — destacou o prefeito Nelson Marchezan.

Em julho de 2015, os relógios de rua foram desativados na Capital. Desde então, dois editais já foram lançados pelo Poder Executivo, mas sem sucesso.

No primeiro, nenhuma empresa manifestou interesse e, no segundo, o processo foi suspenso. Desta vez, a prefeitura está confiante.

— Todo o edital foi montado para dar segurança jurídica ao mercado, inclusive já com a antecipação das licenças ambientais para a instalação dos novos relógios — observou Marchezan.

O valor inicial do contrato é de R$ 11,5 milhões, com reinvestimento posterior previsto de R$ 5 milhões. Em contrapartida, a empresa vencedora poderá explorar a publicidade dos espaços. O prazo da concessão é de 20 anos.

Com a publicação do edital pela prefeitura, a próxima etapa é o recebimento das propostas, o que deve ocorrer em 30 dias. Em seguida, será feita a indicação da melhor delas, o que pode levar mais 30 dias.

A empresa que tiver a melhor proposta terá, então, que instalar um protótipo do relógio, que será submetido à aprovação da prefeitura. Só depois disso o processo estará concluído e o vencedor será anunciado.

Ainda podem ocorrer entraves judiciais, caso algum concorrente recorra à Justiça durante a escolha.

Origem: Gaúcha ZH

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.